Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Adoçante artificial (muito utilizado) pode causar ansiedade, diz estudo

É a conclusão de uma investigação que analisou um adoçante fácil de encontrar em quase cinco mil alimentos e bebidas dietéticos.

Adoçante artificial (muito utilizado) pode causar ansiedade, diz estudo
Notícias ao Minuto

17:04 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Muitos consideram que o adoçante é uma alternativa saudável ao açúcar normal. No entanto, segundo um novo estudo, é possível que um adoçante artificial, muito utilizado, esteja relacionado com comportamentos semelhantes a ansiedade, em ratos. 

Trata-se de um tipo de adoçante, chamado aspartame, fácil de encontrar em quase cinco mil alimentos e bebidas dietéticos, explicam os investigadores no estudo, publicado na revista científica PNAS.

Leia Também: Repense os seus hábitos. Isto faz disparar os níveis de açúcar no sangue

Ao fazer experiências, os investigadores concluíram que entre os ratos que consumiram aspartame os sintomas de ansiedade eram comuns, e que os seus efeitos se prolongaram, ao longo de duas gerações, entre os ratos machos que foram expostos ao adoçante. 

Citando os autores do estudo, o The Independent explica que estes efeitos podem ser causados por mudanças epigenéticas, nos ratos. Segundo o jornal, "ao contrário das mutações genéticas, as alterações epigenéticas são reversíveis e não alteram a sequência de ADN, mas podem alterar a forma como o corpo lê uma sequência de ADN".

Aliás, durante esta investigação foi possível descobrir que, nos ratos, a exposição ao aspartame levou a mudanças na expressão de genes que regula a ansiedade e o medo.

No estudo, os ratos consumiram água potável que continha aspartame, em aproximadamente 15% da ingestão diária. Dose que equivale ao consumo de seis a oito latas de um refrigerante diet ou light, por dia, em humanos. O estudo durou, no total, quatro anos.

Leia Também: Ansiedade no trabalho aumenta com a Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório