Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Investigadores identificam tipos de rãs contemporâneas dos dinossauros

Uma equipa de investigadores da Universidade do Chile identificou dois tipos de rãs que habitaram a Patagónia há mais de 70 milhões de anos juntamente com dinossauros, como o 'Stegouros elengassen', encontrado recentemente no extremo sul do país.

Investigadores identificam tipos de rãs contemporâneas dos dinossauros
Notícias ao Minuto

06:53 - 07/01/22 por Lusa

Lifestyle Universidade do Chile

O estudo, publicado na revista Cretaceous Research, confirmou as duas famílias de rãs que sobreviveram à extinção massiva ocorrida há 66 milhões de anos, depois do impacto do asteroide Chicxulub, que causou o desaparecimento dos dinossauros, e têm parentesco com espécies endémicas que ocupam a zona, como a rã gigante chilena.

Foi depois de duas campanhas de prospeção paleontológica realizadas em 2017 e 2018 que os investigadores descobriram os exemplares de fauna pré-histórica no Vale do Rio das Chinas, o registo fóssil mais a sul deste tipo de rãs a nível global existente até hoje.

O investigador da Rede Paleontológica da Universidade de Chile, o cientista que dirige o estudo destes fósseis, Felipe Suazo, detalhou que as rãs viveram com um clima de muita chuva e temperaturas temperadas no verão num ecossistema assente na foz de um rio.

As famílias Pipidae (Kuruleufenia) e Calyptocephalellidae (Calyptocephalella) a que pertencem os fósseis encontrados, conseguiram superar o evento de extinção massiva que apagou da face da Terra os dinossauros.

A familia Calyptocephalellidae, um autêntico "fóssil vivo", afirmou Suazo, está ameaçada pela ação humana.

Atualmente, esta espécie está classificada na categoria vulnerável da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, devido à perda de ecossistemas de água doce.

Leia Também: Animais do zoo de Berlim fazem a festa com árvores de Natal não vendidas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório