Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Para quê falar de Diabetes às crianças?"

Um artigo escrito por Catarina Mendanha, autora do livro 'Maria descobre a diabetes', que recentemente lançou uma ação junto da comunidade escolar para abordar o tema junto dos mais pequenos, tendo oferecido exemplares a 500 escolas do primeiro ciclo.

"Para quê falar de Diabetes às crianças?"
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/05/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

"A diabetes afeta mais de três milhões de pessoas, só no nosso país. No que diz respeito à diabetes infantil e juvenil, a diabetes tipo 1, é a doença crónica que mais atinge crianças em todo o mundo.

Viver com diabetes, é um desafio, pois a diabetes é uma doença complexa e que exige uma atenção cuidada e atenta. No caso das crianças, é ainda mais desafiante. Quando somos pequenos, a noção de para sempre é algo muito vago, tal como a noção de doença, uma vez que maioritariamente na cabeça de uma criança “doença” é dor de garganta, de ouvidos, a febre, que passam com medicamentos e uns dias sem ir à escola, por isso o lidar com uma doença crónica é muitas vezes complexo de encaixar.

Os pais, cuidadores e equipa médica têm o papel principal nesta jornada, uma vez que está nas mãos deles guiar, cuidar e apoiar a criança não só no tratamento, como na integração saudável da patologia no seu dia-a-dia. No entanto, a criança com diabetes, não vive num mundo à parte, só com a família e os seus cuidadores, que a sabem compreender e apoiar, ela faz tudo como outra criança da sua idade, por isso é crucial que no local onde passe a maior parte do tempo, a escola, também a saibam compreender e acolher.

Não é que uma criança com uma doença crónica como a diabetes precise de um tratamento diferenciador, de privilégios ou regalias, a única coisa que necessita é de se sentir totalmente integrada, que conheçam a sua realidade, e que a aceitem tal como é, sem estigmas, apenas com leveza e carinho. No fundo sermos aceites pelos pares é algo essencial ao nosso desenvolvimento, no caso de uma doença crónica, pode inclusive ditar a forma como vive a sua condição para o resto da vida, se com leveza e aceitação, ou com angústia e medo.

No caso da diabetes, ao ser uma doença silenciosa, é muito importante que esta seja integrada com tranquilidade e aceite, pois fugir dela ou negá-la pode trazer repercussões não só em termos emocionais e psicológicos, como em termos físicos. Assim e de forma a que a comunidade escolar possa abordar esse tema junto dos mais pequenos, foram oferecidos a 500 escolas do primeiro ciclo, 500 livros 'Maria Descobre a Diabetes'.

Um livro que aborda a doença de forma leve mas real, preparado e pensado para ensinar tanto aos mais pequenos como a toda a sociedade o que é esta doença e o que é vivido por meninos e meninas que vivem esta realidade. Esta iniciativa é realizada em conjunto por várias entidades, a Fundação Ernesto Roma, a Sanofi, a associação EPIS, a Cultura Editora e por mim. Acreditamos que com isto estamos não só a ajudar os meninos e meninas que vivem com esta doença, mas estamos também a formar as novas gerações para uma maior abertura a aceitar e acolher realidades diferentes da sua."

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório