Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estudo alerta: Obesidade pode interferir no desenvolvimento feminino

O estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, acompanhou, durante quatro anos, 90 meninas de 8 a 15 anos.

Estudo alerta: Obesidade pode interferir no desenvolvimento feminino
Notícias ao Minuto

09:05 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

É sabido que a obesidade é um fato de risco para várias doenças, mas agora, um novo estudo alerta para problemas de desenvolvimento feminino na puberdade. O estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism e citado pela revista Galileu, acompanhou, durante quatro anos, 90 meninas de 8 a 15 anos.

As participantes foram divididas em dois grupos, 36 delas com excesso de peso ou obesidade e 54 com peso normal. Os resultados sugerem que "meninas com maior adiposidade na infância apresentam telarca (desenvolvimento mamário) precoce e progridem ao longo da puberdade numa taxa mais rápida do que meninas com peso normal", afirmou Madison T. Ortega, uma das autoras.

De acordo com o estudo, de uma maneira geral, as crianças com excesso de peso ou obesidade tiveram um desenvolvimento mamário significativamente mais avançado no início do estudo do que aquelas com peso normal, mas progrediram para a projeção da aréola mais tardiamente. O desenvolvimento da mama em estágio inicial não foi afetado pela gordura corporal total.

Por outro lado, os níveis hormonais foram semelhantes no início do estudo, independentemente do peso, para a hormona folículo-estimulante, inibina B, estrona, testosterona total e livre e androstenediona. No caso das meninas com excesso de peso ou obesidade, as taxas aumentaram a uma velocidade maior após um ano, e estabilizaram naquelas que apresentavam peso corporal normal e caíram entre as adolescentes com menor gordura corporal. As hormonas reprodutivas não foram afetados pela adiposidade.

Leia Também: Estudo sugere que humidade da respiração aumenta eficácia da máscara

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório