Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Verifica-se um aumento "alarmante" de casos de gota. Entenda porquê

A gota é uma doença causada por uma resposta inflamatória a cristais de monourato de sódio, que ocorre em pessoas com níveis elevados de ácido úrico.

Verifica-se um aumento "alarmante" de casos de gota. Entenda porquê
Notícias ao Minuto

09:00 - 07/08/20 por Teresa David

Lifestyle Saúde

Várias doenças vão beber ao estilo de vida hedonista do Homem moderno. É o caso da gota - uma  doença causada por uma resposta inflamatória a cristais de monourato de sódio, que ocorre em pessoas com níveis elevados de ácido úrico.

Os casos de gota - caracterizada por uma forte dor e sensibilidade nas articulações - aumentaram em taxas "alarmantes" em todo o mundo nos últimos anos, graças ao excesso de indulgência alimentar, de acordo com um novo estudo publicado na revista Arthritis & Rheumatology.

“O ritmo do aumento foi surpreendente”, escreveu a equipa da Universidade de Sydney, que compilou os dados recém-lançados do Estudo Global sobre Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), citada pelo News York Post. De acordo com a pesquisa, houve 41,2 milhões de casos em 2017, marcando um aumento de 5,5% desde 1990. Acrescentar, a análise também revelou que havia aproximadamente 7,4 milhões de novos casos de gota a cada ano.

A gota apresenta sintomas renais (cálculos e insuficiência renal) e metabólicas (hipertensão arterial, elevação dos triglicéridos). Os doentes são frequentemente obesos, com elevados consumos de álcool e com resistência à insulina. Outros factores de risco incluem consumo de carne vermelha, diabetes, problemas cardíacos e velhice - todos prevalentes no mundo ocidental.

"A tendência crescente provavelmente continuará à medida que o envelhecimento global da população estiver a aumentar", comentou a autora principal do novo estudo, Emma Smith. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório