A leitora perguntou: Afinal, com que frequência devo ir ao ginecologista?

Todas as mulheres são diferentes assim como os seus corpos, contudo a visita ao ginecologista deve ser regular e ter um caráter preventivo através da realização de exames médicos específicos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/06/2020 13:00 ‧ 02/06/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde Feminina

Segundo um artigo publicado no Global Med, todas as mulheres devem ir a uma consulta de ginecologia pelo menos uma vez por ano. Isto porque, a ação contribui para o diagnóstico atempado de patologias ginecológicas ou deteção de alterações benignas e malignas, incluindo cancro dos ovários. 

Outro exemplo, é o caso do HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode com o passar do tempo provocar o aparecimento de cancro no colo do útero e só é detetado através da realização de exames ginecológicos.

Em adição à consulta anual, o Global Med explica que a frequência deve ter em conta fatores, como doenças crónicas (sexuais e não só), idade, se é sexualmente ativa, entre outros fatores.

Mais ainda, a primeira consulta com o ginecologista deve acontecer logo após a ocorrência da primeira menstruação. E adolescentes sem vida sexual ativa devem ir igualmente a uma consulta anualmente, para realizarem exames e para serem informados sobre doenças sexualmente transmissíveis e respetivos métodos de proteção

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas