Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Fármaco injetável é eficaz na prevenção do VIH

Tratamento à base de prolifaxia pré-exposição (PrEP) é uma alternativa viável à toma de um cocktail diário de medicamentos prescrito atualmente pelos médicos para combater o VIH.

Fármaco injetável é eficaz na prevenção do VIH
Notícias ao Minuto

11:26 - 21/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sida

Conforme avança a revista Galileu, a Rede de Teste de Prevenção ao VIH (HPTN) anunciou os resultados apurados do HPTN 083, uma pesquisa internacional aleatória e controlada que examinou minuciosamente a segurança e a eficiência de um fármaco injetável contra o vírus que causa a Sida.

Os investigadores afirmam, que o medicamento denominado cabotegravir (CAB LA), administrado através de uma injeção, foi testado comparativamente à droga de toma oral tenofovir/emtricitabina (TDF/FTC).

Essas drogas farmacológicas são sobretudo indicadas para indivíduos mais vulneráveis de estarem em contacto com o VIH - sendo usadas na profilaxia pré-exposição (PrEP).  

“É inspirador que em breve possamos ter opções adicionais de prevenção do VIH para indivíduos em risco que têm dificuldade ou preferem não tomar comprimidos", disse o líder do estudo Raphael Landovitz, num comunicado emitido à imprensa.

O estudo

Segundo a Galileu, os cientistas testaram os fármacos em 4570 homens cisgénero e mulheres transgénero que fazem sexo com homens. Dois terços dos voluntários tinham menos de 30 anos de idade e 12% correspondiam a mulheres transgénero.

A pesquisa revelou que a CAB LA diminuiu a incidência de VIH nos homens cisgénero e mulheres transgénero. Na totalidade, ocorreram 50 infecções por VIH durante o HPTN 083: 38 das quais no grupo que usou o TDF/FTC e 12 no recorreu ao CAB LAB.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório