Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pessoas com este hábito têm risco 14 vezes superior de sofrer de Covid-19

Um estudo chinês aponta que indivíduos que fumam não só têm uma probabilidade significativamente maior de infeção pelo novo coronavírus, como também apresentam uma chance mais elevada de desenvolver quadros graves da doença e de morrer.

Pessoas com este hábito têm risco 14 vezes superior de sofrer de Covid-19
Notícias ao Minuto

09:17 - 06/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Fatores de risco

Foram estas as conclusões de um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China.

A pesquisa, foi publicada no periódico científico Chinese Medical Journal e concluiu ainda inclusive que quem tem um historial de consumo de tabaco apresenta um risco 14 vezes mais elevado de desenvolver pneumonia quando infetado pelo novo coronavírus.

Os especialistas explicam que a Covid-19 afeta mais gravemente os tabagistas, porque fumar provoca um quadro inflamatório crónico nos pulmões.

"O tabaco danifica os pulmões e as vias aéreas, causando uma série de problemas respiratórios graves", afirmaram os porta-vozes do Sistema de Saúde Pública do Reino Unido (NHS), em declarações ao jornal The Irish Post.

"Os dados apurados até ao momento revelam sem sombra de duvida que o vírus causador da Covid-19 ataca o sistema respiratório, daí que os fumadores corram um risco acrescido", alertaram. 

Contudo, existe ainda um outro fator de risco associado ao tabaco e que poucas vezes é levado em consideração - a ação de fumar requer colocar as mãos com regularidade na boca, mais precisamente nos lábios.

"Tendo em conta esta pandemia que estamos a viver posso dizer que na minha opinião nunca existiu um melhor momento para deixar de fumar", afirmou ao jornal Metro John Newton, diretor do NHS

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório