Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Curso de simulação virtual para profissionais de saúde

Startup portuguesa de software hospitalar disponibiliza curso prático de abordagem diagnóstica e terapêutica ao novo coronavírus.

Covid-19: Curso de simulação virtual para profissionais de saúde

A UpHill, que desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, disponibiliza, a partir de hoje, um curso prático, constituído por casos clínicos virtuais de abordagem à Covid-19.

Toda a informação está disponível no UpHill Simulate, plataforma de simulação clínica desenvolvida pela startup portuguesa, em regime de open source e pode ser utilizada por qualquer profissional de saúde.

A pandemia do novo coronavírus continua a aumentar e há mais de 300 mil casos confirmados pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com as últimas informações divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, há 1.600 casos confirmados em Portugal e  mais de 11 mil pessoas estão em vigilância ativa no território nacional.

Num contexto de urgência como o atual, todas as ferramentas que permitam capacitar os profissionais de saúde para reagir de forma rápida, eficaz e segura são preponderantes e a simulação virtual é uma delas.

“Sabemos que a simulação é uma metodologia educacional que, pela interatividade que lhe é intrínseca, permite melhorar o conhecimento e a performance clínica em treinos rápidos e, consequentemente, melhorar os níveis de confiança dos profissionais. Por isso, numa altura em que se exigem, aos prestadores de cuidados, respostas rápidas e certeiras, a simulação em diferido representa, uma janela de oportunidade para reduzir incertezas face a uma doença que é nova e aprender num ambiente seguro, realístico, previsível e sem risco, tanto para profissionais como para os doentes”, explica Eduardo Freire Rodrigues, CEO da UpHill.

Além dos casos clínicos para simulação, desenvolvidos em conjunto com a Luz Saúde Learning Health, a startup junta-se à Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública e à plataforma Evidentia Médica para, num esforço conjunto entre as três entidades, disponibilizarem a melhor evidência sobre o novo coronavírus.⠀

“Num contexto atípico como o atual, em que a informação é atualizada permanentemente e os profissionais de saúde no terreno não têm mãos a medir, queremos facilitar a tarefa de se manterem atualizados e, por isso, fazemos seleção crítica dos artigos mais relevantes”, conclui. ⠀

Através destas duas vertentes, o software facilita o acesso rápido e sistematizado aos protocolos de atuação clínica e à informação científica disponível, e permite testar as competências práticas na abordagem diagnóstica e terapêutica ao novo coronavírus.

Fundada em 2016 por três médicos, a UpHill é uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de software para gestão hospitalar e treino clínico, com o intuito de aumentar o grau de eficácia dos cuidados de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório