Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Saiba o que o seu gosto musical diz sobre a sua personalidade

Psicologia experimental refere que basta conhecer o ‘estilo de pensamento’ da pessoa para adivinhar quais as músicas que o emocionam.

Saiba o que o seu gosto musical diz sobre a sua personalidade

Conforme avança o jornal El País, David Greenberg e uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, demonstraram empiricamente no periódico científico PLoS ONE que a música que gostamos pode ser facilmente deduzida a partir do ‘estilo individual de pensamento’, tratando-se de um parâmetro psicológico que divide os humanos em duas grandes categorias.

Primeiro os simpatizantes, que baseiam o seu tipo de comportamento ao avaliar e responder às emoções alheias (e, portanto, são mais Mozart); e os sistematizadores, que se dedicam mais a descobrir os padrões que o mundo esconde (e preferem Bartok). Teoria esta formulada pelo segundo autor do estudo, o psicólogo de Cambridge, Simon Baron-Choen.

Para efeitos daquela pesquisa, o jornal El País refere que os investigadores recrutaram quatro mil participantes através da aplicação de smartphone myPersonality do Facebook, que pede aos voluntários que se submetam a uma série de perguntas psicológicas. Posteriormente, os investigadores solicitaram aos voluntários que ouvissem 50 músicas e as classificassem. Canções estas que pertenciam a 26 géneros e musicais.

No final da experiência os investigadores apuraram que os simpatizantes preferem o rythm & blues, o rock ‘suave’, a canção melódica e os cantores. Os sistematizadores preferem o rock pesado, o punk, o jazz de vanguarda e outras construções melódicas complexas e sofisticadas.

"Seria possível", afirma ao El País David Greenberg, "ver os likes que uma pessoa dá no Facebook, ou a sua lista de músicas no iTunes, e prever o seu estilo cognitivo, o estilo de pensamento", explica David Greenberg.

Um dos parâmetros utilizados pelos cientistas de Cambridge é a "profundidade cerebral" de uma música. "Baseia-se na complexidade estrutural que só é escutada em géneros de vanguarda", desvenda o psicólogo. "A estrutura harmónica de Giant Steps [o auge do período hard bop de John Coltrane] cumpre sem dúvidas essas características. Mas a música de Coltrane é tão interessante porque não tem apenas esse nível de profundidade cerebral, mas também uma grande profundidade emocional".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório