Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco dicas para correr uma maratona. Não desista

A preparação para correr uma maratona requer, principalmente, perseverança e determinação, mas também igualmente importante é treinar com planos e sessões estruturadas.

Cinco dicas para correr uma maratona. Não desista
Notícias ao Minuto

15:30 - 13/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Correr

Assim, um bom ponto de partida seria começar com alguns aspetos que, sem serem considerados puramente técnicos, complementam qualquer treino para uma prova de alto rendimento. 

Por exemplo, mantenha uma hidratação adequada, evitando possíveis consequências (cãibras, desmaios, etc.) ou descanse adequadamente. Porque, além do planeamento técnico de um treino, é vital terminar todos os dias com um sono reparador e de qualidade, que permita o desempenho máximo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Um ponto em que muitos estudos insistem e que os dispositivos Garmin ajudam a monitorizar, controlando as fases do sono (luz, profundidade e MOR) e o movimento noturno

A partir daí, pode começar a concentrar-se noutros pontos que permitirão configurar os exercícios passo a passo e com base no registo detalhado de dados avançados, como métricas de percurso e medidas fisiológicas, entre muitos outros. Quer seja um corredor amador ou profissional, a Garmin oferece cinco dicas para se preparar da melhor maneira e com as maiores garantias para a linha de partida. 

Treine com um plano e uma meta

Para se preparar para uma maratona, é essencial realizar um plano de treino para atender aos seus objetivos de pré-prova. No Garmin Connect, existem planos de treino gratuitos formados por uma série de exercícios que, executados em sucessão progressiva, ajudá-lo-ão a atingir a sua meta de condicionamento físico. Esses planos foram criados por treinadores profissionais e incluem conselhos, dias de descanso e treino cruzado. Mas, se preferir criar o seu próprio plano personalizado, com a Garmin também pode. 

Dinâmica de corrida avançada

Um treino adequado envolve o conhecimento de certos dados fisiológicos avançados, como carga de treino e dinâmica da corrida, entre os quais: cadência, tempo de contacto com o solo, comprimento da passada, tempo, razão vertical, oscilação vertical e potência. A isso, é adicionada a função Pulse Ox para medir a saturação de oxigénio no sangue e o VO2 máximo, que melhorará gradualmente, de acordo com o treino. 

Saiba gerir o seu esforço

A subir, em descidas, a correr na planície... normalmente, durante o treino, estará exposto a diferentes condições orográficas e inclinações do terreno. Para isso, a função ClimbPro, que fragmenta a rota por secções ascendentes, pode ser especialmente útil. Assim, quando chegar a um deles, informações específicas sobre o que tem pela frente aparecerão no ecrã, permitindo-lhe gerir o seu esforço. Ainda mais avançada é a função PacePro, que o ajudará a executar de maneira mais inteligente e planear a estratégia de ritmo ideal para a atividade e, ao mesmo tempo, maximizar o seu desempenho. Receberá indicações de ritmo dinâmico e poderá ajustar-se à inclinação ao longo da atividade, levando em consideração a altitude e preferências de ritmo para cada segmento. No próprio relógio ou na aplicação, pode personalizar os campos de dados com base no esforço crescente e nas preferências do intervalo negativo. O relógio informará sobre o seu ritmo atual em comparação ao definido para as subidas, permitindo-lhe saber sempre se está a correr acima ou abaixo dos seus objetivos

Saiba para onde vai

Se deseja explorar novas rotas ou simplesmente controlar tudo em termos de altitude, subidas e descidas (gestão de esforço), alguns modelos de relógios desportivos Garmin possuem mapas, o que é muito útil. Nesse caso, pode desfrutar da visualização topográfica com o modelo de elevação digital, que fornece dados completos sobre altitude em qualquer ponto. Para explorar o mapa inteiro, é necessário apenas aumentar o zoom no ecrã e no ponto que deseja ver. E o melhor de tudo, o smartphone não é necessário. 

Uma corrida segura

Por fim, todos os dias em que corre, pense que pode fazê-lo com tranquilidade porque, se sofrer uma queda ou qualquer outro incidente, poderá enviar uma mensagem de emergência com a sua localização, tanto de forma automática como manual, para contactos selecionados anteriormente. Neste caso é sim necessário estar acompanhado do smartphone compatível.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório