Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Antibióticos podem 'matar'. A luta contra as bactérias multirresistentes

Os antibióticos são ferramentas fundamentais para a prática de Medicina moderna, mas o seu consumo inapropriado é um dos responsáveis pelo surgimento de bactérias resistentes.

Antibióticos podem 'matar'. A luta contra as bactérias multirresistentes
Notícias ao Minuto

16:00 - 15/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dia Europeu do Antibiótico

Na falta de uma ação eficaz para inverter as tendências atuais, poderemos ver-nos confrontados com um retorno à era pré-antibióticos: ferimentos e infeções simples poderão passar a causar danos consideráveis ou mesmo a morte e os procedimentos médicos de rotina podem converter-se em procedimentos de elevado risco.

A este ritmo, em 2050 os problemas relacionados com a resistência aos antibióticos matarão mais do que o cancro, afetando pessoas de todas as idades e de todos os países, com efeitos laterais também para a sociedade e o ambiente.

O problema é global e Organizações como a Organização Mundial de Saúde (OMS) apelam à ação dos líderes mundiais, com a iniciativa Semana Mundial do Antibiótico, que decorre entre os dias 18 e 24 de novembro, e que engloba o Dia Europeu dos Antibióticos, assinalado no dia 18, uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC).

É necessária a criação de um compromisso que vise informar/educar a população e dar a conhecer o verdadeiro problema, as recomendações da Organização Mundial de Saúde e, sobretudo, derrubar mitos que levam as populações a automedicar-se ou a exigir um certo tipo de medicação para problemas que não são tratáveis com antibióticos (nenhuma infeção viral o é, como gripes ou constipações).

Neste sentido, e conscientes da necessidade de uma ação urgente e eficaz para mudar o rumo dos acontecimentos, foi desenvolvida a Campanha – 'Tome a Atitude Certa', um projeto de consciencialização promovido pela Pfizer em parceria com o GIS – Grupo de Infecção e Sepsis, com vista à prática de comportamentos diferentes e mais conscientes.

Decisores políticos, administradores hospitalares, médicos e enfermeiros, farmacêuticos, comunicação social e público em geral são o alvo desta campanha, para que em conjunto se caminhe para uma correta utilização dos antibióticos.

Diversas iniciativas irão decorrer durante a semana de 18 a 24 novembro – lembrando a necessidade de 'Tomar a atitude certa'.

Portugal acima da média europeia na utilização de antibióticos

Atualmente a RAM representa já um importante encargo social e económico, com 25K de mortes/ano na Europa e um total mundial de 700K de mortes/ano.

Em Portugal, o consumo de antibióticos começa a revelar alguma quebra, quer nos hospitais, quer na comunidade, contudo o país continua acima da média europeia na utilização de antibióticos e apresenta uma das mais elevadas taxas de infeções hospitalares da Europa.

Quase diariamente, internamentos para tratar pequenos problemas, transformam-se em grandes problemas de saúde ou em mortes devido a infeções por bactérias multirresistentes hospitalares. E este tipo de bactérias pode já não estar restrito aos ambientes hospitalares.

Dados recentes do Health at a Glance, da OCDE, revelam que para o período de 2016-2017, em Portugal 5,9% dos doentes em cuidados continuados registaram pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde, um valor acima da média dos países da organização (3,8).

De acordo com o mesmo relatório, o isolamento de bactérias resistentes a antibióticos em doentes de cuidados continuados em Portugal também apresenta as percentagens mais elevadas dos países analisados, com 46,2%, quase o dobro da média da OCDE (26,3%).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório