Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

No seu novo livro, o chef Vítor Sobral está 'Com os Azeites'

Inclui 130 receitas e conta a história do azeite em Portugal.

No seu novo livro, o chef Vítor Sobral está 'Com os Azeites'
Notícias ao Minuto

16:30 - 13/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gastronomia

A Casa das Letras acaba de editar o livro 'Com os Azeites', do chef Vítor Sobral, com fotos de Nuno Gouveia, onde poderá descobrir a história do azeite em Portugal, e no mundo, mas também experimentar e saborear mais de 130 receitas: das sopas (Creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias), às sobremesas (pudim de azeite, gengibre e cardamomo com creme de laranja), passando pelos pratos principais (Lulas recheadas com chouriço de porco preto).

"Sou um apaixonado por azeite, e ainda mais pelo que é nosso. Por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e características que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores receitas. Com o azeite tudo se faz – e tudo sabe muito melhor”, escreve Vítor Sobral nas quase 300 páginas de um livro onde poderá descobrir um pouco do mundo do azeite: a sua história no mundo e em Portugal; o cultivo, a apanha e a extração; os tipos de azeite, os defeitos, os cuidados de conservação; e o seu papel na nutrição e na dieta mediterrânea.

Base da grande maioria dos pratos tradicionais portugueses, a notoriedade do azeite mantém-se, nomeadamente devido à cozinha que os cozinheiros e chefes portugueses começam a levar além-fronteiras.

Reconhecido cozinheiro, professor e consultor, Vítor Sobral é uma das grandes referências da gastronomia portuguesa. A sua filosofia de cozinha alia técnicas inovadoras aos mais tradicionais ingredientes e sabores portugueses e a actualização da oferta gastronómica é outra das suas regras. No seu longo currículo de mais de 30 anos, conta com mais de 20 livros em que é autor ou co-autor, e, entre as suas publicações, estão os livros As Minhas Receitas de Bacalhau, obra vencedora, em Portugal e no Brasil, do Gourmand International Cookbooks Award 2013, e Alentejo e Além-Mar. São também de destacar os livros Petiscos da Esquina, uma obra que reflete a sua cozinha à volta das esquinas, nas quais a lusofonia tem especial destaque, e Receitas Lá de Casa. Vítor Sobral foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2006, pelo seu desempenho e defesa dos sabores nacionais e laureado com o prémio Mais Alentejo, pela Excelência Gastronómica. Como reflexo da sua expansão internacional foi-lhe atribuído o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, pelos serviços prestados à comunidade. É consultor gastronómico da TAP, Vista Alegre, entre outras marcas conceituadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório