Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Um mar de fezes": Sabe mesmo quão suja é uma casa de banho pública?

Todos ouvimos desde a infância que quanto menos nos encostarmos a vasos sanitários de casas de banho públicas, melhor.

"Um mar de fezes": Sabe mesmo quão suja é uma casa de banho pública?
Notícias ao Minuto

10:00 - 29/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Casas de banho públicas

As mulheres são as que mais ‘sofrem’ - tendo que urinar como se tivessem a fazer agachamentos e quando têm mesmo a necessidade de se sentarem, a indicação é a de cobrir a tampa da sanita com muito papel higiénico.

Como crescemos a ouvir essas recomendações, nada mais natural do que tenhamos um repúdio intrínseco por casas de banho públicas. A questão é: será que esses ambientes são mesmo assim tão sujos?

Ora uma pesquisa publicada no periódico científico American Society for Microbiology, garante que esses Wcs são afinal tão sujos quanto as casas de banho privadas.

Um "ambiente ou mar de fezes"

Um grupo de investigadores britânicos examinou a sujidade de alguns WCs públicos masculinos e femininos. Primeiro essas divisões foram exaustivamente limpas – de seguida, foram recolhidas amostras de sujidade das superfícies em diferentes momentos do dia, ao longo de oito semanas.

“A análise dos detritos revelou que a maioria dos objetos e superfícies estão cobertos com resquícios de fezes. Isso acontece porque, ao carregar no autoclismo, as bactérias do cocó são espalhadas pelo ambiente – trata-se mesmo, podemos dizer, de um ‘ambiente ou mar de fezes’”, referiu Carole Smith, líder do estudo, em entrevista para o jornal The Independent.

Felizmente, essas bactérias acabam por morrer passado pouco tempo devido ao contato com o ar gelado dos WCs, acabando por representar “apenas” 15% dos micro-organismos que vivem nessas áreas. A maioria das bactérias presentes nas casas-de-banho públicas são aquelas que cultivamos na nossa pele (cuja temperatura é quente) e que, por causa do ambiente favorável, sobrevivem por mais tempo.

Mas, há mais

Em números, as bactérias da pele e dos ambientes externos representam 68% dos micro-organismos que proliferam e prosperam nesses recintos. A mais comum é a Staphylococcus – a bactéria do tipo Staphylococcus aureus é conhecida por causar infeções e por ser resistente a alguns antibióticos. Além das bactérias, foram encontrados também alguns tipos de vírus, como o da herpes e o do HPV.

A boa notícia é que, depois de cinco horas de limpeza nessas casas de banho, a população de bactérias manteve-se estável, mesmo depois de vários usos. Ou seja: pode usar um WC público, desde que este seja limpo de tempos em tempos.

É ainda importante ressaltar que uma das formas mais fáceis e seguras de evitar a contaminação, e isso é válido para qualquer casa de banho, pública ou não, é nada mais nada menos do que lavar as mãos. Simples.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório