Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fumar aumenta em 71% risco de AVC e em 59% de ataque cardíaco

No Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala hoje, dia 31 de maio, o Lifestyle ao Minuto partilha o artigo de opinião da pneumologista professora Sofia Ravara, em representação da Sociedade Portuguesa do AVC, abordando a associação entre Tabagismo e AVC.

Fumar aumenta em 71% risco de AVC e em 59% de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial sem tabaco

O fumo de tabaco tem efeitos agressivos e rápidos sobre o sistema cardiocirculatório, tornando o sangue mais espesso, ativando a agregação das plaquetas sanguíneas e favorecendo a formação de coágulos, estreitando as artérias e reduzindo o transporte do oxigénio do sangue para os tecidos. Os fumadores são também mais propensos a ter hipertensão arterial e colesterol elevado. Deste modo, fumar duplica o risco de ter um AVC, mesmo fumando poucos cigarros. Para além disso, a exposição dos não fumadores ao fumo de tabaco também causa AVC, aumentando em 30% o risco.  Se é fumador e já sofreu um AVC, ou tem outros fatores de risco para AVC, coma hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, arritmia ou outra doença cardíaca, ou se é mulher e faz anticoncepção hormonal, deixar de fumar é muito importante: o risco de AVC ou de AVC recorrente é demasiado grande se continuar a fumar.

Os cigarros eletrónicos e o tabaco aquecido têm riscos para a saúde, o seu uso pode aumentar o risco de AVC?

Existe evidência de que os aerossóis libertados pelo aquecimento dos cigarros eletrónicos e do tabaco aquecido contêm substâncias tóxicas, irritantes e potencialmente carcinógenicas para a saúde humana. Diversos estudos científicos  já demonstraram efeitos prejudiciais para a saúde, a curto e médio prazo, afetando o sistema respiratório, cardiovascular, imunológico e o sistema nervoso central.  O maior estudo epidemiológico que avaliou a asssociação entre usar cigarros eletrónicos, AVC e doença cardíaca, mostrou um risco aumentado em 71% de ocorrência de AVC e 59% de sofrer um ataque cardíaco ou angina de peito nos utilizadores de cigarros eletrónicos. Este risco poderá ser ainda mais alto para aqueles que usam simultaneamente cigarros tradicionais e eletrónicos ou tabaco aquecido. Por outro lado, um estudo experimental em animais mostrou que a exposição ao tabaco aquecido afeta o sistema cardiocirculatório, com potencial para causar doença cardiovascular.

Porque é tão importante deixar de fumar?

Se é fumador, a melhor medida para ter saúde e qualidade de vida é deixar de fumar.

A boa notícia é que parar de fumar traz benefícios rápidos para a sua saúde, melhorando a oxigenação e circulação logo nos primeiros dias e reduzindo o risco de AVC  ao longo do tempo: 1 ano após parar de fumar, o risco de AVC diminui para metade e, após 15 anos, iguala o risco do não fumador. Quanto mais tempo estiver sem fumar, mais ganha em saúde e qualidade de vida, sente-se menos cansado, respira melhor e tem mais energia. Pense ainda na poupança de dinheiro. Sabe que os fumadores gastam em média 15% do seu ordenado em tabaco? Ao fim dum ano, pode poupar o equivalente a 1,5 até 2 ordenados.

O que pode fazer para deixar de fumar?

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. A melhor maneira de conseguir parar de fumar é com tratamento especializado. Peça ajuda. Fale com o seu médico assistente, ou ligue para a linha de Saúde SNS 24 (808 24 24 24) para agendar uma consulta de cessação tabágica no centro de saúde ou hospital perto da sua casa. Pode também consultar o portal da Direcção Geral da Saúde, que indica os locais de consulta, horário de funcionamento e telefone AQUI. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório