Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Apenas 53% dos portugueses tem a asma controlada

Dos cerca de 695 mil portugueses com asma, pouco mais de metade tem a doença controlada. Entre os que não controlam a doença, 88% pensam que sim. Para inverter esta tendência, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Asma, o Projeto CAPA – Cuidados Adequados à Pessoa com Asma organizou um evento de sensibilização à população, em antecipação. Realizar-se-á na Casa da Cultura da Sertã no próximo dia 04 de maio e está aberto a toda a população.

Apenas 53% dos portugueses tem a asma controlada
Notícias ao Minuto

18:05 - 02/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Em antecipação ao Dia Mundial da Asma, que se assinala no dia 7 de maio, a Sertã vai receber, no próximo dia 4 de maio, um evento de sensibilização organizado pelo Projeto CAPA. Com início às 10h, esta iniciativa terá o envolvimento dos recursos de saúde locais. Dirigido à população, terá lugar na Casa da Cultura da Sertã.

Programa:

- Sessão de educação para a saúde na Casa da Cultura da Sertã;

- O que é a doença e o que é a Asma bem controlada;

- Role-play sobre cuidados adequados à pessoa com asma nos cuidados de saúde primários;

- Divulgação de materiais educacionais;

- Evento de plantação de árvores na Sertã - símbolo de uma respiração saudável, em associação à semana em que se comemora o Dia Mundial da Asma e por ser um local que foi afetado pelos incêndios no ano de 2017.

"É nosso objetivo demonstrar que a asma pode ser controlada, explicar quais os recursos disponíveis e demonstrar importância da técnica inalatória», explicam os responsáveis pelo CAPA. «O recurso a medicação de alívio de forma recorrente significa uma doença mal controlada e pode ser perigoso para o doente. A asma é uma doença crónica que pode ser controlada com o tratamento correto, vivendo o doente asmático sem sintomas, ou com sintomas mínimos. Obriga ao acompanhamento regular e ao cumprimento da medicação prescrita". 

Para além deste evento de 4 de maio, o CAPA tem previstas outras iniciativas como formações para profissionais, produção e distribuição de materiais educativos, intervenção nas escolas e sessões dirigidas à população

O CAPA é um movimento social dinamizado pelo GRESP/APMGF – Grupo de Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar que tem como parceiros a Associação Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), a Associação Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), a Associação Portuguesa de Pneumologia Pediátrica (SPP), a Associação Portuguesa de Pneumologia (SPP), a Associação Nacional de Farmácias (ANF), a Direcção Geral da Saúde (DGS), as Farmácias Holon, a Associação de Farmácias de Portugal (AFP), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), a Associação Portuguesa de Asmáticos de Portugal (APA) e a Associação dos Enfermeiros de Reabilitação – APER, bem como de outros enfermeiros com experiência nos Cuidados Primários e Hospitalares e Técnicos de Cardiopneumologia. Entre outros objetivos, pretende consciencializar profissionais, doentes, cuidadores e associações para o correto diagnóstico, para o controlo e para o seguimento da Asma, e criar sinergias entre os grupos profissionais para a educação da doença e seu tratamento, através de ações conjuntas para profissionais de saúde, educação nas escolas, distribuição de informação e divulgação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório