Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Seis sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar

A Doença Bipolar, também conhecida como Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e 'mania'. Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.

Seis sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar

Estas flutuações de humor, energia e de níveis de atividade interferem com todas as tarefas quotidianas dos doentes.

A doença bipolar é diferente das normais flutuações nas emoções e humor que ocorrem normalmente ao longo do tempo, como se pode ler no site da rede de hospitais CUF. Nesta doença os sintomas são mais acentuados e extremos, prejudicando relacionamentos íntimos, o desempenho escolar e no trabalho, podendo inclusive levar ao suicídio.

Apesar de tudo, trata-se de uma doença que pode ser tratada e que é compatível com uma vida longa e produtiva.

Com frequência, a doença bipolar inicia-se na adolescência ou na fase de adulto jovem. Metade dos casos manifesta-se pela primeira vez antes dos 25 anos de idade. Contudo, esta doença pode começar mais cedo ou em fases mais tardias da vida.

Estima-se que cerca de 1% da população sofra desta doença, numa percentagem idêntica em ambos os sexos.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 200 mil casos diagnosticados de doença bipolar. 

Eis seis sintomas que podem ser indicadores da doença:

1. Mudanças de humor extremas

A principal característica da bipolaridade é a oscilação do humor. Essas alterações costumam ocorrer por fases que variam entre manifestações de alegria excessiva e humor eufórico, com períodos de forte depressão, melancolia e pensamentos destrutivos. 

De acordo com a intensidade das alterações de humor a bipolaridade pode ser classificada em: 

Transtorno bipolar Tipo 1, períodos de depressão profunda com episódios maníacos. 

Transtorno bipolar Tipo 2, apresentam episódios de hipomania (não tão intensos como a mania), intercalado com fases depressivas.

Ciclotimia, uma forma menos evidente de transtorno bipolar que, em muitos casos, pode ser diagnosticado incorretamente como depressão. Neste caso a pessoa tem oscilação entre a hipomania e depressão leve.

2. Dificuldades de concentração

Mesmo sendo um comportamento comum em vários outros tipos de condições, a dificuldade de concentração é uma das características de destaque entre as pessoas bipolares.

A dificuldade excessiva para manter a concentração em atividades normais, memorizar informações ou tomar decisões pode ser um alerta para esse tipo de transtorno. 

A falta de concentração costuma ser mais evidente durante as fases de hipomania ou mania, mas também é comum a permanência nos episódios de depressão. 

3. Alterações nos níveis de energia

Um dos sintomas importantes para ajudar a identificar a bipolaridade são as alterações nos níveis de energia. Uma pessoa bipolar pode apresentar muita energia e disposição num dia (durante a fase maníaca ou hipomaníaca) e no outro pode apresentar um desânimo excessivo para realizar até a atividade mais simples como tomar banho ou vestir.

Aliás, durante a fase depressiva a falta de energia mental pode levar a pensamentos destrutivos, como o suicídio. Por este motivo, entre outros, é muito importante que a pessoa com esse transtorno seja constantemente acompanhada por profissionais psiquiátricos qualificados. 

4. Perda ou aumento de apetite

A perda ou o aumento de apetite também pode estar relacionada com o transtorno bipolar. Na fase maníaca, por exemplo, é comum que a pessoa bipolar coma compulsivamente. Este excesso também pode ser observado no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Já na fase depressiva, a pessoa costuma perder o apetite, o que ocasiona também uma perda de peso excessiva. No entanto, esta não é uma fórmula fixa, visto que esses sintomas podem apresentar-se de modos opostos (apetite durante a depressão e falta de apetite na fase maníaca).

5. Redução ou excesso de sono

As mudanças repentinas no sono também são um sintoma de quem sofre de transtorno bipolar. Na fase maníaca, o indivíduo costuma sofrer de insónias, havendo uma redução nas horas de sono devido ao sentimento de constante agitação e euforia, por exemplo.

Na fase depressiva a pessoa sente mais sono, podendo dormir uma quantidade de horas acima do considerado normal. Isso ocorre devido à sensação de total esgotamento físico e mental que caracteriza os episódios de depressão.

6. Alterações na libido

Durante o transtorno bipolar é comum também que um dos sintomas esteja relacionado com as alterações na libido. Uma pessoa bipolar, na sua fase maníaca pode apresentar um desejo sexual excessivo, podendo até ter vários parceiros em simultaneo.

Por outro lado, durante a fase depressiva é comum que ocorra o oposto: perda total de prazer e libido. 

Ainda que estes sintomas ajudem na identificação do transtorno bipolar, é importante lembrar que o diagnóstico só é realizado por um médico psiquiatra e que não significa que uma pessoa que apresente estes sintomas seja automaticamente considerada bipolar.

Se necessitar de apoio imediato ou estiver a experienciar pensamentos destrutivos e fatalistas não hesite em contactar a organização SOS Voz Amiga (213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660 / Diariamente das 16h às 24h Linha Verde gratuita - 800 209 899 / Entre as 21h e as 24h)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório