Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Superpoderes. Descubra sete benefícios da quinoa

Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comummente descrita como um superalimento ou um supergrão.

Superpoderes. Descubra sete benefícios da quinoa

Recentemente a quinoa, tornou-se mundialmente popular entre quem deseja consumir uma alimentação equilibrada e saudável ou segue um regime alimentar vegetariano. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas repleta de proteínas, fibras e inúmeras vitaminas e minerais.

A quinoa é ainda adequada para indivíduos intolerantes ao glúten ou que sofrem de doença celíaca.

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) declarou oficialmente que o ano de 2013 fosse reconhecido como ‘O Ano Internacional da Quinoa’. Esta foi uma proposta do governo da Bolívia e recebeu forte apoio de muitos países onde a quinoa já é destacada como um alimento de alto valor nutritivo.

Sete superpoderes da quinoa:

1 – Quinoa contém alta concentração dos antioxidantes de quercetina e Kaempferol

Possui micronutrientes extremamente saudáveis e entre eles estão moléculas denominadas de flavonoides. Estes são antioxidantes vegetais que têm se mostrado extremamente benéficos à saúde.

Dois flavonoides em particular, a quercetina e o Kaempferol, presentes em grandes quantidades na quinoa, mostraram em estudos de laboratório, ter uma ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

2 – Quinoa é rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo

Segundo a nutricionista americana Kelly Toups: “A quinoa é um dos únicos alimentos vegetais que fornece proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo”.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir por conta própria, portanto necessitam ser ingeridos através da alimentação. As proteínas são feitas a partir dos aminoácidos e são consideradas completas quando contêm todos eles em praticamente igual medida.

São nove os aminoácidos essenciais: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

3 – Quinoa é um alimento perfeito para pessoas com intolerância ao glúten

Um grande benefício associado à quinoa é a diminuição do risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten. Várias organizações públicas têm recomendado quinoa como um substituto para o trigo, sempre que é necessário evitar a ingestão desta proteína.

4 – O consumo de quinoa pode ajudar na redução do colesterol

O teor significativo de fibras na quinoa pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol. As fibras ajudam na digestão dos ácidos biliares que são feitos, em parte, de colesterol. Com a melhoria do processo digestivo, o fígado absorve o colesterol do sangue para criar mais ácidos biliares, reduzindo assim a quantidade de LDL, o mau colesterol.

5 – Quinoa tem um baixo índice glicêmico

O índice glicémico é uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue. Sabe-se que a ingestão de alimentos de alto índice glicémico podem estimular a fome e contribuir para a obesidade, além de também serem associados a muitas das doenças crónicas como diabetes e doenças cardíacas.

O índice glicémico da quinoa é de 53, ou seja extremamente baixo.

6 – Quinoa pode ajudar a emagrecer

É um alimento rico em proteínas, capaz de acelerar o metabolismo e reduzir o apetite significativamente.

A grande quantidade de fibras também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que diminui a ingestão de calorias totais.

7 – Quinoa é fácil de incorporar na alimentação diária

É fácil incorporar quinoa na dieta. Basta usá-la no lugar do arroz ou massa em qualquer receita. Os seus pequenos grãos cozinham em menos de 15 minutos e o seu sabor subtil faz com que seja um ingrediente versátil na cozinha. Pode ser ingerida como prato principal, adicionada a pratos quentes ou ainda adicionada a uma salada fria.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório