Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Descubra cinco benefícios de comer cenoura. Sinta o poder

Sim, não é um mito - comer cenoura faz de facto bem aos olhos, porém este alimento está repleto de benefícios para a saúde. Descubra algumas das principais razões para consumir cenouras com mais frequência.

Descubra cinco benefícios de comer cenoura. Sinta o poder

Se em criança o Popeye o convenceu a comer espinafres, as chances são que o Bugs Bunny o tenha encorajado a comer cenouras.

As cenouras podem ser consumidas cruas, na salada, cozidas, como pickles e temperadas com um fio de azeite cru, para obter os seus vários efeitos benéficos para a saúde. Pode ainda triturar o vegetal de cor alaranjada e consumi-lo na forma de sumo.

Eis cinco vantagens para o seu organismo de ingerir regularmente cenouras, de acordo com a publicação Medical Daily.

1. Saúde cardiovascular

Devido ao seu elevado teor em fibras solúveis, as cenouras são capazes de reduzir os valores de LDL na corrente sanguínea, o comummente designado ‘mau colesterol’. Tal pode reduzir o risco de formação de coágulos, tantas vezes associados à ocorrência de complicações cardíacas.

“Sabemos que as cenoura podem reduzir o colesterol, ajudam a diminuir a pressão arterial e algumas pesquisas sugerem que também previnem a incidência de enfartes, potencialmente fatais”, disse a médica Martha Gulati àquela publicação, diretora do departamento de cardiologia, na Universidade de Arizona, nos Estados Unidos.

2. Faz bem aos olhos

Apesar de ser o benefício mais popular associado às cenouras e de ser real, a verdade é que a ciência ainda não descortinou o motivo exato para tal acontecer.

A maioria da investigação existente até ao momento incide sobretudo sobre os efeitos dos suplementos à base de betacaroteno, ao invés do vegetal em si.

Apesar do consumo de cenoura não ser capaz de corrigir a má visão já existente, este alimento fornece nutrientes importantes necessários para a saúde dos olhos.

Muitas pessoas nos países desenvolvidos sofrem de problemas de visão devido à baixa ingestão de vitamina A, nutriente este que é imensamente abundante na cenoura.

3. Prevenção de doenças

Assim como os espinafres, as cenouras cozinhadas fornecem mais antioxidantes para o organismo, comparativamente à versão crua. O componente protetivo ajuda ainda a desacelerar o envelhecimento celular e a proteger o corpo contra os danos provocados pelos radicais livres – que por sua vez elevam o risco de aparecimento de doenças como o cancro, cardíacas e de Alzheimer.

4. Baixa em calorias

Se pretende emagrecer então as cenouras são o snack perfeito para quando a fome aperta, apresentando um alto teor de água e poucas calorias.

Em média uma cenoura contém cerca de 25 calorias.

5. Cicatrização de feridas

“Aparte da vitamina A, o sumo de cenoura é ainda uma ótima fonte do imuno-turbinante antioxidante também conhecido por vitamina C”, explica a dietista Lisa Samuels. Quando consumido com moderação este vegetal pode ainda conferir um brilho saudável à tez.

"A vitamina C é determinante no processo de cicatrização porque é necessária para a produção de colagénio, a principal proteína encontrada na pele e nos tecidos conjuntivos. E como antioxidante, pode também ajudar a prevenir a danificação celular que ocorre no corpo com o passar dos anos”, conclui Samuels.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório