Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Homens com ansiedade têm dobro do risco de morrer com esta doença

Porque um mal nunca vem só...

Homens com ansiedade têm dobro do risco de morrer com esta doença

Os homens que sofrem com ansiedade apresentam o “dobro do risco de morrerem com cancro”.

Os cientistas acreditam que tal poderá acontecer devido à tendência dos indivíduos do sexo masculino para se ‘auto medicarem’ de modo a aliviarem a ansiedade, recorrendo a álcool e ao tabaco, e dessa forma aumentando a probabilidade de virem a falecer com algum tipo de tumor.

Ao invés, as mulheres diagnosticadas com ansiedade não enfrentam o mesmo risco exacerbado de morrerem devido aquela patologia.

Os cientistas creem que os homens estão mais predispostos a recusarem recorrer a ajuda médica e sim a optarem pela toma de drogas ilícitas, consumo de álcool e de tabaco de forma a aliviarem a dor que sentem – o que por sua vez propicia o aparecimento de tumores.

Os investigadores salientam ainda que as mulheres em média estão mais abertas a consultarem um médico quando sentem que algo está errado – tanto a nível mental como físico – ou seja, o que também permite o diagnóstico mais precoce de cancro.

Olivia Remes, líder do estudo e docente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, salientou que os médicos têm que levar a ansiedade mais a sério.

Ao apresentar os dados apurados por ela e pela sua equipa no Congresso da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmologia em Viena, afirmou que estudos anteriores não haviam sido capazes de determinar uma associação clara entre ansiedade e cancro.

Sendo este novo estudo o maior até à data a examinar essa relação.

“Apurámos que os homens que sofrem de ansiedade generalizada apresentam o dobro da probabilidade de morrer com cancro, comparativamente aos indivíduos sem essa condição”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório