Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cães podem aliviar sintomas de depressão, a ciência explica

Dois cientistas lusos e cuja pesquisa foi divulgada na publicação britânica The Independent, revelam que a companhia canina contribui significativamente para o fortalecimento da saúde mental.

Cães podem aliviar sintomas de depressão, a ciência explica

'O cão é o melhor amigo do homem' já diz o ditado e ao que parece é verdade.

Segundo um estudo português publicado no periódico científico internacional Journal of Psychiatric Research, adotar um cão pode oferecer alivio para os indivíduos que sofrem de depressão severa e com poucas hipóteses de remissão – não facilmente respondentes a medicamentos antidepressivos ou a sessões de psicoterapia.

Dois investigadores lusos recrutaram 80 participantes com esse tipo de doença depressiva, conhecida por ‘perturbação depressiva major resistente a tratamento’, e apuraram que adotar um cão “intensificou” os efeitos dos fármacos antidepressivos para uma minoria significativa dos voluntários.

Jorge Mota Pereira e Daniela Fonte da Clínica Médico-Psiquiátrica, do Porto, convidaram todos os voluntários a adotarem um animal de estimação; 33 concordaram, 20 optaram por cães e sete por gatos.

Os seus sintomas depressivos foram avaliados durante um período de 12 semanas, com a realização de exames na quarta e na oitava semana.

No final do estudo, Pereira e Fonte apuraram que mais de um terço do grupo que havia adotado animais de estimação havia melhorado a sua classificação na Escala de Avaliação da Depressão de Hamilton (HAM- D) e na Escala de Avaliação Global de Funcionalidade, ao ponto dos seus sintomas serem considerados de severos a moderados.

Os investigadores concluíram que os resultados demonstram que os animais de estimação podem ser utilizados como “coadjuvantes efetivos” nos tratamentos convencionais para tratar a depressão. Referindo que aqueles que cuidam de um animal desenvolvem “uma forte afinidade e companheirismo que contribui significativamente para a boa saúde mental”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório