Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Venha degustar a excelência do Made in Italy durante o fim de semana

Ficar a conhecer algumas das refeições que podem ser saboreadas em órbita é uma das propostas do programa da iniciativa em Portugal.

Venha degustar a excelência do Made in Italy durante o fim de semana
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sabores

São mais de 150 os países que assinalam a Semana da Cozinha Italiana no Mundo, sublinhando, através da promoção de cerca de mil eventos, a excelência do Made in Italy até ao próximo domingo. Com um programa que abrange as cidades de Lisboa, Porto e Loulé, os destaques da iniciativa em Portugal para este fim de semana incluem a apresentação e explicação dos pratos italianos servidos na Estação Espacial Internacional, uma conferência sobre a dieta mediterrânica, um showcooking, e um jantar com caricaturas à mistura.

Entrar no fim de semana com pratos que vão ao espaço

O que será que comem os astronautas em órbita? Como são preparados os pratos que 'voam' até ao espaço? Raffaele Tiberino vai responder às dúvidas dos mais curiosos, pelo menos no que diz respeito às refeições italianas servidas na Estação Espacial Internacional, aos astronautas Luca Parmitano, Paolo Nespoli e Samantha Cristoforetti. Amanha, dia 23 de novembro, o italiano irá a apresentar a sua empresa familiar, fundada em 1888, no centro histórico da cidade de Bari. Com uma história de mais de 100 anos, passando por quatro gerações, a empresa – que também fornece os maiores mercados internacionais, como por exemplo, os de França, Japão ou Estados Unidos da América – é, desde 2007, responsável pela confeção dos pratos e ementas dos astronautas italianos, dada a sua reputação na área da preparação de alimentos desidratados.

O momento realiza-se no Instituto Italiano de Cultura, às 19h00, integrando ainda uma degustação de produtos típicos da região da Apúlia como a Fregola ai porcini e as Orecchiette baresi con le cime di rapa e que fazem parte do menu dos astronautas. Os pratos serão preparados por Raffaele Tiberino e Luciana Pagliara, com a colaboração do Chef Luca Salvadori. A entrada é livre, requerendo apenas uma inscrição prévia para o email:iiclisbona.reservas@esteri.it.

Dieta Mediterrânica em discussão no Porto

Considerada como o padrão alimentar mais saudável e sustentável do mundo, a dieta mediterrânica foi reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, em 2013. Com particular importância nesta terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, esta dieta estará em análise numa conferência organizada pela ASCIP Dante Alighieri em colaboração com a Reitoria da Universidade do Porto e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Com o tema 'Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão', o momento está agendado para amanhã, às 9h00, na Reitoria da Universidade do Porto, e conta com a participação da professora Sara Rodrigues da FCNAUP e com Claudio Pulcini, médico bionutricionista. A entrada é livre e a inscrição deverá ser feita através do email: ascipsegreteria@gmail.com

A região italiana de Abruzzo, caricaturas e showcooking

Os sabores italianos também vão chegar ao Sul do país, mais precisamente ao Mercado Municipal de Loulé, no sábado, dia 24 de novembro. O convite para o jantar é feito por um dos chefes da Scuola Villa S. Maria Abruzzo que irá, a partir das 19h00, ser responsável por umshowcooking. O jantar será servido com um 'acompanhamento' muito peculiar: a presença do desenhador Lucio Trojano, que ao longo do mesmo, vai fazer caricaturas dos participantes. O evento é realizado com o apoio da Região Abruzzo, da Races Finanziaria e do Pastificio De Cecco.

Recorde-se que a Semana da Cozinha Italiana no Mundo é promovida pelo Governo italiano e em Portugal as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório