Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Contra grandes males, beba café

A bebida parece trazer benefícios contra o risco de Alzheimer bem como de Parkinson.

Contra grandes males, beba café
Notícias ao Minuto

21:45 - 13/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Prevenção

O café fez bem ou mal? Em excesso faz mal, o que se reflete na saúde cardíaca e não só. Ainda assim, são mais os estudos que apontam o lado bom do que o contrário.

O estudo agora apresentado, e que foi avançado por um grupo pertencente ao Instituto de Pesquisa Krembil focado no estudo do cérebro, associa o consumo desta bebida a um menor risco de vir a desenvolver doenças como Parkinson ou Alzheimer.

Para perceber o motivo de tal relação e a partir daí entender que compostos podem ter influencia no declínio cognitivo que se relaciona com a idade, os cientistas do instituto de Krembil especificaram as diferentes caraterísticas entre o café pouco torrado, muito torrado e muito torrado mas descafeinado. Desta análise concluiu-se que o café mais torrado (tanto no caso dos grãos de café como de descafeinado) contam com efeitos semelhantes a nível cerebral, o que leva a querer que o fator mais relevante não é a cafeína, mas sim os fenilindanos – compostos que surgem do processo de torragem do café que são bastante relevantes na análise em questão por influenciarem de igual modo as proteínas beta-amoloides como as tau, que são comuns aos casos de Alzheimer e Parkinson, respetivamente.

São os fenilindanos presentes no café que parecem inibir o desenvolvimento de ambas as doenças cognitivas em estudo, principalmente no caso dos cafés mais torrados, que garantem uma maior quantidade de tal composto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório