Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Treinos indoor: Quatro motivos por que deve experimentar natação

Com a chegada do tempo mais frio, muitos são os que exploram opções de treino indoor.

Treinos indoor: Quatro motivos por que deve experimentar natação
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Ginásio não é para todos, correr também não e Crossfit também é só para alguns. Não há modalidade que sirva a todos os gostos e interesses e por isso há que experimentar várias até encontrar aquela que lhe dá prazer e com que se identifica – este é o primeiro passo para que tenha sucesso num estilo de vida saudável que tem de passar, também, pela prática de exercício físico.

Seja porque está frio e procura uma alternativa aos treinos de rua, porque quer experimentar algo num ambiente diferente ou simplesmente porque ‘puxar ferro’ não é para si, a natação surge como forte possível opção, por ser um treino bastante intenso e completo que serve a inúmeros casos – desde bebés à terceira idade e a muitas especificidades que estejam pelo meio.

Quem aponta as quatro vantagens é o The Health Site, que começa por dizer que, comparativamente aos corredores ou caminhantes, quem pratica natação apresenta uma menor taxa de mortalidade.

Para quem sofre de artrite, a natação é mais que aconselhada pois ajuda a reduzir as dores e desconforto anteriormente sentida a nível das articulações. Além disso, ajuda a prevenir este problema já que é uma modalidade que ajuda a alongar, fortalecer e dar resistência aos músculos. Ainda, mantém o coração ativo e com melhor atividade a nível de circulação sanguínea.

Outro aspeto que é melhorado aquando da natação é a saúde mental: praticar natação ajuda a reduzir o stress, levando a uma sensação de alívio e otimismo, simples resultado de se estar na água, que é ainda maior caso treine em grupo, de onde resulta um benéfico espírito de equipa e competição saudável.

Ajuda também a reduzir o risco de deficiências físicas, nomeadamente a nível motor, da visão ou mesmo cerebral. Não só como prevenção, a natação é também benéfica a quem já sofre de algum tipo de deficiência motora pois dentro de água ganha uma maior facilidade de movimento que não é conseguida noutros ambientes.

Por fim, é uma excelente modalidade para mulheres em fase pós menopausa, pelo fortalecimento ósseo que garante a par da redução de stress.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório