Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Não se contenha com os filmes de domingo à tarde. Chorar faz bem à saúde

Cientistas apontam os efeitos benéficos a nível de saúde mental.

Não se contenha com os filmes de domingo à tarde. Chorar faz bem à saúde
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Chorar

O ato de chorar é mais eficiente do que rir ou dormir, a nível de redução de stress”, aponta Hidefumi Yoshida, professor que se intitula como “formador de lágrimas”, que organiza palestras e workshops sobre os efeitos benéficos de se chorar, algo bastante seguido no Japão.

Foi de facto um grupo de cientistas japoneses que se focou em analisar os efeitos do choro, numa pesquisa que resultou num trabalho que conclui ser este o caminho para uma vida livre de stress e problemas que lhe ocupem a mente.

O trabalho agora apresentado baseia-se na análise direta a uma amostra que foi estudada após a publicação de um estudo teórico publicado em 2014 por Yoshida, que contou com inúmeros pedidos por parte da comunidade científica para desenvolver o mesmo estudo, desta vez numa vertente prática.

Não por tristeza mas como comportamento resultante de uma música emotiva, filme triste ou livro com uma história dramática, o ato de chorar é capaz de trazer vários benefícios ao estimular a atividade do nervo parassimpático que “desacelera o batimento cardíaco, o que leva a um efeito calmante na própria mente”, lê-se no The Independent.

As vantagens são conseguidas com uma frequência de choro de uma vez por semana, apontam os cientistas, que não foram os primeiros a debruçar-se sobre este tema.

Em 2008, uma análise a uma amostra de 3000 indivíduos permitiu concluir que as lágrimas eram sentidas como forma de terapia em inúmeros casos. Ainda antes, em 1981, a Universidade do Minnesota apresentou também uma investigação onde se alega os efeitos benéficos do choro, que liberta endorfinas que por sua vez promove a sensação de felicidade e bem estar.

Está mais que comprovado: Pode chorar pela décima vez quando voltar a ver o Titanic – pela sua saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório