Dia Europeu da Enxaqueca: Vive-se com o problema, mas não se fala dele

As enxaquecas são um problema muito comum, mas a que pouca importância se dá.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
12/09/2018 11:45 ‧ 12/09/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Dores de Cabeça

Foi pela necessidade de se mostrar as enxaquecas e informar a população geral sobre este problema e possíveis soluções, que se criou, em 2006, o Dia Europeu da Enxaqueca.

Porque este é um problema reconhecido pela comunidade médica, na data de hoje especialistas de toda a europa organizam-se para debater o problema. Em Londres, por exemplo, a European Headache Alliance (federação das associações europeias de doentes com enxaqueca) junta-se à Women’s Health para promover um debate entre especialistas que será partilhado em direto no Facebook, permitindo a qualquer interessado participar, independentemente de onde se encontre fisicamente.

Já em Portugal, o Hospital da Luz, em Lisboa, assinala a efeméride com uma ação de sensibilização que alerta para a necessidade de dar a conhecer aquele que é o oitavo problema mais comum que leva a que se viva por vários anos com morbilidade, e que afeta cerca de 15% da população mundial. Além disso, é uma das causas de incapacidade neurológica, mais comum que o Alzheimer ou a esclerose múltipla.

Mais do que nunca, hoje torna-se essencial falar deste tema pela sua grande prevalência em ambientes de stress no trabalho que levam a problemas de sono e a outros problemas de saúde dos quais as enxaquecas são um sintoma comum.

Dicas para se reduzir o stress são por isso essenciais, como falamos aqui. Recorde também o artigo onde falamos sobre o que fazer em caso de enxaqueca no trabalho.

Mas tão ou mais relevante que saber o que fazer, é reconhecer este como um problema de saúde que afeta a performance e pode ter vastas consequências pelo que o primeiro passo é assumir o problema e não calá-lo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas