Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lentes de contacto são para todos ou só para alguns?

Além de casos de patologias específicas, especialistas não recomendam o uso de lentes de contacto a quem tem determinadas profissões.

Lentes de contacto são para todos ou só para alguns?
Notícias ao Minuto

06:00 - 24/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Visão

Embora os óculos sejam um acessório capaz de definir a imagem de alguém, que não vê bem sabe as limitações que os mesmos acarretam em dias de chuva ou durante o treino, por exemplo. É por isso que as lentes de contacto são adoradas por muitos.

Contudo, especialistas apontam que, por uma questão de saúde ocular, nem todos a devem usar. A triste informação é dada pelo coordenador da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Walter Rodrigues, que aponta os casos específicos de “quem tem patologias da córnea ou conjuntiva, profissionais cujo trabalho envolve risco de infeções (contra-indicações relativas) e pessoas com olho seco”.

A par disso, se usa lentes de contacto importa que mantenha consultas de rotina com o seu oftalmologista, já que pessoas à partida aptas para usar este acessório podem sofrer alguma fisiologia ocular, devido ao material das lentes, que levam a problemas que limitem o seu uso como secura do olho, por exemplo.

“Lesões traumáticas, alergias e infeções causada por fungos, bactérias e parasitas que possam levar à diminuição ou mesmo perda de visão” são as consequências apontadas pelo especialista que aconselha que, como forma de prevenção, “o tempo de uso das lentes de contacto deve ser o menor possível, porque a nossa córnea é um tecido transparente e sem vasos, mas necessita de oxigénio para manter a sua transparência, este  é fornecido pelo ar, lágrimas e vasos da conjuntiva, no entanto o uso de lentes de contacto leva a uma diminuição da oxigenação da córnea”, explica.

A limpeza das mãos e próprias lentes são igualmente relevantes a quem usa lentes de contacto, já que as mãos são a zona do corpo mais exposta a bactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório