Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Possível nova medicação contra o Alzheimer pode estar a caminho

Embora esteja ainda em fase de testes, o novo medicamento de que se fala poderá melhorar a qualidade de vida de quem sofre desta doença, retardando os efeitos de demência.

Possível nova medicação contra o Alzheimer pode estar a caminho
Notícias ao Minuto

17:45 - 27/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Medicamentos

Ainda não é desta que a cura do Alzheimer está à vista. O problema que afeta as capacidades mentais, memória e orientação de muitos indivíduos em todo o mundo, principalmente a partir dos 65 anos.

É pela falta de respostas que esta doença é alvo constante de pesquisas e novos estudos, entre os quais se destaca um dos mais recentes, que foi apresentado esta semana no encontro anual de Alzheimer’s Association, nos Estados Unidos.

O medicamento apresentado pelo grupo de investigadores chama-se BAN2401 e atua contra o declínio neurológico com uma eficácia de entre 20 e 30%, mas é a sua eficácia de 70% de atuação contra as placas beta-amilóides que mais torna o medicamento promissor.

As beta-amolóides são a causa que mais se aponta enquanto origem da doença, por serem responsáveis pelo bloqueio e destruição de neurónios.

Embora não se aponte a possibilidade de cura, o medicamento poderá, segundo os autores da investigação, retardar os efeitos da doença em até 18 meses.

Ainda há riscos associados

Os resultados apresentados no referido encontro referiram-se à segunda fase de testes que se focou na dosagem mais indicada. Contudo, na amostra analisada, notou-se inchaço cerebral em 10% dos indivíduos o que impede que se avance com o medicamento nestes moldes.

Só após a terceira fase de testes, onde será analisada uma amostra muito maior é que os investigadores irão propor esta medicação à FDA (Food and Drugs Administration).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório