Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sim ou não. É perigoso dormir com tampão? Especialistas esclarecem

É comummente aceite que os tampões podem permanecer dentro do organismo até oito horas – mas será que ao fazê-lo corre o risco de desenvolver o chamado Síndrome de Choque Tóxico (SCT)?

Sim ou não. É perigoso dormir com tampão? Especialistas esclarecem

O síndrome raro, mas potencialmente fatal, consiste numa infeção bacteriana provocada pelos elementos microbianos Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes

Apesar do SCT poder ser teoricamente provocado por outras causas, estima-se que cerca de metade dos casos que ocorrem derivem da utilização de tampões por tempo prolongado.

A maioria das mulheres sabe que os deve mudar frequentemente, porém existe uma área algo cinzenta quando a questão é dormir ou não uma noite de sono com tampão.

A sabedoria popular afirma que o deve mudar a cada quatro a oito horas, o que aponta assim para que não haja problema se o mudar antes de ir para a cama… mas será que esta informação está de todo correta?

A ginecologista Pari Ghodsi, em declarações à revista Glamour, afirmou que tal é subjetivo, dependendo inteiramente do ciclo menstrual de cada mulher.

“Durante a noite as mulheres podem recorrer às mesmas opções às quais recorrem no período do dia”, explicou.

Acrescentando: “A escolha pode depender do corrimento. Se a mulher tem muito fluxo, então é provável que o tampão não seja capaz de absorver todo o sangue que é expelido enquanto dorme”.

Porém, esta opinião não é unânime.

No mesmo artigo a clínica Dasha Fielder alertou que o comummente aceite período temporal máximo de oito horas é de facto demasiado longo.

“Não deve de modo algum optar por usar tampão quando vai dormir. Ao invés deve utilizar pensos higiénicos. O tampão deve ser mudado de três em três horas, de forma a evitar qualquer risco de infeção!”

Apesar de Fielder reconhecer que em termos práticos nem sempre é possível alterar o tampão dentro desse limite temporal, avisa que permanecer com o mesmo produto de higiene íntima por muitas horas aumenta o risco de SCT.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório