Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Este é o tempo que se deve exercitar para manter o cérebro saudável

Não existem quaisquer dúvidas que a prática de exercício físico é fundamental para o bem estar do organismo e da mente humana, mas quanto deverá praticar para beneficiar de todos os efeitos positivos?

Este é o tempo que se deve exercitar para manter o cérebro saudável
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Já treinou?

Está cientificamente provado que a prática de desporto ajuda a desacelerar o declínio das funções cognitivas associadas ao envelhecimento. Em média, os profissionais de saúde recomendam a prática de pelo menos 150 minutos de atividade moderada a intensa de exercício físico semanalmente para a manutenção de um coração saudável – mas será que esta é também a quantidade necessária para manter o ‘cérebro em forma’?

Num novo estudo, publicado no periódico Neurology, um grupo de investigadores liderados por Joyce Gomes-Osman, professora em terapia física e neurologia na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, apurou aquela que é segundo eles a prescrição ideal de exercício para a conservação de uma mente jovem.

Os investigadores analisaram os dados provenientes de cerca de 100 estudos realizados anteriormente, e que conectavam a prática de desporto com a realização de mais de 122 testes diferentes referentes à manutenção das funções cognitivas.

Tendo como base informação pertinente a mais de 11 mil indivíduos idosos, concluíram que quem se exercitava durante cerca de 52 horas, por aproximadamente um período de seis meses, mostrava melhorias significativas em vários testes relacionados com o raciocínio e velocidade.

Em média, essas pessoas exercitavam-se por uma hora, durante três vezes por semana. E o efeito positivo aplicava-se tanto a quem já estava a sofrer com um tipo de declínio cognitivo acentuado, incluindo de demência e Alzheimer, e aqueles cuja degeneração mental ainda era moderada.

“Não acredito que 52 horas seja um número mágico. Contudo, demonstra que a prática constante de atividade física, durante um número mínimo de tempo ajuda de facto a nos mantermos mentalmente ágeis, lúcidos e operacionais por mais anos”, explica Gomes-Osman.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório