Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Será que os golfinhos são felizes? A ciência responde

“Uma melhor relação entre humanos e animais, equivale a um aumento do bem estar”.

Será que os golfinhos são felizes? A ciência responde
Notícias ao Minuto

15:16 - 29/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Finalmente respostas

Um grupo de cientistas franceses tentou medir, pela primeira vez, os níveis de felicidade dos golfinhos.

Os investigadores analisaram a vivência em cativeiro do ponto de vista do mamífero marinho, e apuraram que os golfinhos se sentiam mais felizes quando interagiam com humanos com os quais tivessem estabelecido uma ligação prévia.

O estudo, publicado no periódico Applied Animal Behaviour Science, é parte integrante de um projeto de três anos que pretendia medir a qualidade de vida destes animais.

A líder da pesquisa, a investigadora Isabella Clegg, concebeu várias experiências que tiveram em conta a postura dos golfinhos, de forma a conseguir determinar como aqueles seres se sentiam.

Clegg testou os golfinhos quando estes estavam em sessões com o treinador, tinham brinquedos consigo dentro da piscina e quando ficavam sozinhos.

“Queríamos descobrir quais eram as atividades realizadas em cativeiro que estes mamíferos mais apreciavam”, disse à BBC. “Concluímos, surpreendemente, que todos os golfinhos aguardavam com expetativa pelo momento de interagir com humanos que conheciam”.

Quando os golfinhos avistavam um treinador que lhes era familiar, passavam mais tempo na borda da piscina e vinham à superfície.

“Já presenciámos situações semelhantes entre outros animais que vivem em jardins zoológicos e em quintas”, afirmou a investigadora. “Uma melhor relação entre humanos e animais, equivale a um aumento do bem estar”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório