Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Trump impõe tarifas de 41 mil milhões de euros à China. UE fica isenta

Donald Trump vai impôr tarifas nas importações chinesas e limitar o investimento da China nos Estados Unidos. A medida é justificada por aquilo que Trump diz ter sido o roubo de propriedade intelectual durante anos por parte do gigante asiático.

Trump impõe tarifas de 41 mil milhões de euros à China. UE fica isenta
Notícias ao Minuto

17:05 - 22/03/18 por Fábio Nunes 

Economia EUA

O presidente dos Estados Unidos vai anunciar a imposição de tarifas de 50 mil milhões de dólares (cerca de 41 mil milhões de euros) às importações chinesas. Trump também vai impôr limites ao investimento chinês nos Estados Unidos. 

A Casa Branca considera esta medida uma forma de retribuição face ao que alega terem sido anos de roubo de propriedade intelectual por parte da China. Os Estados Unidos realçam que estas ações vão ser tomadas depois de anos de conversações falhadas sobre este problema. 

No entanto, esta medida está a ser vista principalmente como uma forma de Washington competir com a economia estatal de Pequim. 

A China já prometeu responder a estas tarifas com "medidas necessárias". 

Para já, pelo menos, Donald Trump deverá isentar a União Europeia e outros países aliados de tarifas sobre o aço e o alumínio. Isto apesar das ameaças que deixou no ar recentemente. Evita-se assim uma guerra comercial entre Estados Unidos e a UE, algo que Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, já tinha afirmado que não traria nada de bom

A Comissão Europeia já tinha referido a possibilidade de ser uma das exceções à imposição de tarifas que o presidente vai anunciar

Caso se concretizassem as tarifas sobre a importação de aço e alumínio da União Europeia, o bloco poderia sofrer uma perda potencial de 2,4 mil milhões de dólares (quase dois mil milhões de euros), de acordo com a CNBC. A União Europeia é uma das principais fontes de importações de aço para os Estados Unidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório