Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lagarde: "Ninguém ganha uma guerra comercial. Os pobres perdem"

Donald Trump deve anunciar a imposição de uma taxa de 25% para o aço e 10% para o alumínio, o que já levou alguns analistas a anteciparem uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa. A diretora-geral do FMI salienta que ninguém sairá a ganhar com esta guerra.

Lagarde: "Ninguém ganha uma guerra comercial. Os pobres perdem"
Notícias ao Minuto

10:50 - 20/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considera que ninguém sai a ganhar com uma possível guerra comercial entre os EUA e a União Europeia (UE). Bem pelo contrário, haverá penalizações para ambas as economias.

“As guerras comerciais não são jogos que possam ser ganhos. Ninguém ganha. Haverá antes menor crescimento, menor inovação, maior custo de vida e os primeiros a perder serão os pobres, os menos privilegiados”, disse Lagarde numa entrevista ao jornal espanhol El País.

Questionada sobre se uma guerra comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) a preocupa, a responsável do FMI afirmou esperar “que não estejamos a embarcar no caminho da guerra”, esperando que se possa “voltar ao diálogo. Não digo que o comércio seja um jardim de rosas. É verdade que produz muitos benefícios, mas gera desvantagens”, apontou Lagarde.

Nas últimas semanas, os EUA, pela voz do presidente Donald Trump, anunciaram fortes tarifas de importações ao aço e alumínio, o que levou a uma retaliação da UE e suscitou reações indignadas um pouco em todo o mundo.

Donald Trump deve, entretanto, anunciar a imposição de uma taxa de 25% para o aço e 10% para o alumínio, o que já levou alguns analistas a anteciparem a tal guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório