Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

ONU: Melhor situação económica permite foco em políticas de longo prazo

O relatório das Nações Unidas sobre a Situação Mundial e Perspetivas Económicas (WESP) defende que o crescimento global de 3%, o maior desde 2011, deve fazer os decisores políticos apostarem em temas de longo prazo.

ONU: Melhor situação económica permite foco em políticas de longo prazo
Notícias ao Minuto

16:03 - 11/12/17 por Lusa

Economia Nações Unidas

"Uma melhoria na economia global, agora a crescer 3%, permite uma reorientação política para temas de longo prazo como as mudanças climáticas, as desigualdade existentes e a remoção de obstáculos institucionais ao desenvolvimento", lê-se no relatório económico mais importante das Nações Unidas.

Comentando o documento, hoje divulgado em Nova Iorque, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o relatório "demonstra que as condições macroeconómicas atuais oferecem aos decisores políticos uma folga maior para lidarem com a raiz dos problemas que continuam a limitar o progresso sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável".

Segundo o relatório, as melhorias económicas são globais, "com cerca de dois terços dos países a terem um crescimento maior em 2017 do que no ano anterior", o que faz a economia mundial expandir-se 3% nos próximos dois anos.

"A recente retoma no crescimento mundial emana principalmente do firme crescimento em várias economias desenvolvidas, apesar de a Ásia ocidental e do Sul continuarem a ser as regiões mais dinâmicas, tendo representado quase dois terços do crescimento mundial no ano passado, com a China a contribuir com quase metade", lê-se no documento.

Apesar das boas notícias, "a economia global continua a enfrentar riscos, incluindo as mudanças na política comercial, uma súbita deterioração nas condições financeiras globais e o aumento das tensões geopolíticas".

Sobre os riscos de longo prazo, o relatório elaborado pelo departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e as cinco comissões regionais salienta as quatro áreas que podem beneficiar da melhoria das condições económicas.

O texto salienta a necessidade de "aumentar a diversificação económica, reduzir as desigualdades, apoiar o investimento a longo prazo e abordar as deficiências institucionais", e salienta que "reorientar as políticas para lidar com estes desafios pode gerar um investimento e produtividade mais fortes, mais criação de emprego e um crescimento económico de médio prazo mais sustentável".

Crescimento do PIB .....................2017.....2018.....2019 Angola................1,9......2,7......2,7 Brasil................0,7......2,0......2,5 Cabo Verde............3,9......3,8......4,0 Guiné-Bissau..........5,4......4,8......5,1 Guiné Equatorial.....-5,9.....-5,9.....-3,6 Portugal..............1,6......1,4......1,2 Moçambique............4,1......3,8......3,9 São Tomé e Príncipe...5,0......5,3......5,3 Timor-Leste...........5,1......5,5......5,8

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório