Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Draghi remete decisões do BCE sobre estímulos para o outono

O Banco Central Europeu (BCE) vai decidir em outubro sobre o volume dos estímulos monetários, anunciou hoje o presidente da instituição, Mario Draghi.

Draghi remete decisões do BCE sobre estímulos para o outono
Notícias ao Minuto

14:30 - 07/09/17 por Lusa

Economia Frankfurt

"O prazo é o outono. (...) Devemos estar preparados para tomar o essencial das decisões em outubro", afirmou Draghi, que falava em conferência de imprensa, em Frankfurt, após uma reunião do Conselho de Governadores.

Na reunião, o BCE decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às principais operações de refinanciamento a manter-se em zero. As taxas permanecem em mínimos históricos desde março de 2016.

"O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de ativos", refere o comunicado divulgado em Frankfurt.

Quanto às medidas de política monetária não convencionais, o banco central afirmou que mantém o seu programa de compra de ativos ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros até ao final de dezembro de 2017, ou até mais tarde, se necessário.

A próxima reunião de política monetária do BCE está prevista para 26 de outubro e nas últimas semanas já se especulava se o BCE anunciaria nessa altura ou se remeteria para dezembro o futuro do seu programa de compra de dívida pública e privada.

Hoje, o Conselho de Governadores já encetou "uma discussão muito preliminar" sobre o assunto, essencialmente para avaliar "as vantagens e desvantagens dos diferentes cenários", declarou Draghi.

"Mas, não foi discutida a sequência", ou seja, as modalidades de uma redução progressiva do programa depois de dezembro, adiantou o presidente do BCE.

Mario Draghi declarou ainda que a "recente volatilidade das taxas de câmbio é uma fonte de incerteza para alcançar o objetivo de estabilidade de preços a médio prazo".

O líder do BCE disse que essa fonte de incerteza "exige observação quanto às suas implicações para as perspetivas a médio prazo da estabilidade de preços".

O euro subiu e ultrapassou 1,20 dólares depois das declarações de Draghi e seguia às 15h45 (hora de Lisboa) a 1,2016 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório