Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Arranca cimeira dos BRICS com problemas internos e externos como cenário

Os chefes de Estado e de Governo do bloco das grandes economias emergentes BRICS reúne-se a partir de hoje em Xiamen, na costa leste da China num contexto marcado por problemas internacionais e internos.

Arranca cimeira dos BRICS com problemas internos e externos como cenário
Notícias ao Minuto

06:46 - 03/09/17 por Lusa

Economia Reunião

A nona cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) termina na terça-feira.

A reunião de alto nível ocorre no momento em que Brasil, Rússia e África do Sul atravessam um período de crise económica, que no caso brasileiro é "agravado por uma crise política", conforme disse à Lusa Evandro Carvalho, que é também professor de Direito Internacional na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro

Já China e Índia, os únicos membros que mantêm altas taxas de crescimento económico, atravessam um período de renovada tensão nas relações bilaterais.

Entre junho e a semana passada, soldados dos dois países estiveram frente a frente numa zona disputada entre a China e o Butão - aliado da Índia -, no planalto de Doklam (ou Donglang, em chinês), nos Himalaias.

Para o académico brasileiro, esta disputa fronteiriça é mesmo o "facto mais complexo" da cimeira de Xiamen, que vai envolver um "esforço brutal" de diplomacia entre Pequim e Nova Deli, no qual os outros membros do bloco podem ser "importantes intermediadores".

O grupo reuniu-se pela primeira vez em 2009 - na altura ainda sem a África do Sul - e logo estabeleceu uma agenda focada na reforma da ordem internacional, visando maior protagonismo dos países emergentes em organizações como as Nações Unidas, o Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional.

No conjunto, os BRICS representam cerca de 40% da população mundial e 23% do produto global bruto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório