Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Brasileiro Guilherme Costa eleito presidente do Codex Alimentarius

O brasileiro Guilherme Costa foi eleito hoje presidente da Comissão do Codex Alimentarius, um órgão multilateral internacional incumbido de desenvolver padrões para os alimentos e regular práticas de comércio agrícola.

Brasileiro Guilherme Costa eleito presidente do Codex Alimentarius
Notícias ao Minuto

22:15 - 18/07/17 por Lusa

Economia Órgão

A Codex Alimentarius é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) e trata de padrões, diretrizes e recomendações para a segurança, qualidade e comércio legal de alimentos nos 188 países-membros.

Segundo informações divulgadas pelo Governo brasileiro, Guilherme Costa obteve 84 votos de um total de 149.

É a primeira vez que um brasileiro ocupa essa posição, facto considerado estratégico para o país sul-americano, já que do Codex saem regulações importantes para o setor agrícola.

Guilherme Costa, que atualmente ocupava uma vice-presidência do Codex, é médico veterinário e trabalha no Ministério da Agricultura do Brasil desde 1981.

Foi adido agrícola do Brasil na OMC e atuou em diversas ocasiões como consultor de projetos da FAO e da OMS relacionados com o controlo mundial de alimentos.

Com esta escolha, representantes brasileiros passam a ocupar três importantes cargos de direção na arquitetura multilateral de comércio e desenvolvimento, dirigindo a OMC, FAO e a Codex Alimentarius.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório