Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Acionistas chamados a ratificar Paula Amorim para liderar Administração

Os acionistas da Galp vão ratificar na assembleia-geral, em 12 de maio, a designação de Paula Amorim como presidente do Conselho de Administração, cargo que exerce desde outubro, quando Américo Amorim renunciou por razões pessoais.

Acionistas  chamados a ratificar  Paula Amorim para liderar Administração
Notícias ao Minuto

23:49 - 11/04/17 por Lusa

Economia Galp

Ratificar a cooptação de Paula Amorim, filha mais velha de Américo Amorim, para presidente do Conselho de Administração até 2018 é o primeiro ponto da assembleia-geral de acionistas, de acordo com a convocatória divulgada hoje à noite na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMCM).

Além disso, os acionistas serão também chamados a dar 'luz verde' à entrada de Marta Amorim - também filha de Américo Amorim - como vogal no Conselho de Administração da petrolífera nacional e a deliberar sobre as contas relativas a 2016 bem como a proposta de aplicação de resultados.

A proposta do Conselho de Administração passa por distribuir aos acionistas cerca de 412,69 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2016, ano em que a Galp Energia registou um resultado líquido ajustado de 483 milhões de euros, uma redução de 24% face aos 639 milhões alcançados no período homólogo de 2015.

A Galp Energia propõe um dividendo de cerca de 50 cêntimos por ação referente ao exercício de 2016, valor de remuneração acionista que se deverá manter inalterado nos anos seguintes. Segundo a proposta, metade do valor já foi pago aos acionistas em setembro "sob a forma de adiantamento por conta de lucros do exercício".

Este valor é superior ao que foi pago em 2016, relativo ao exercício de 2015, que se ficou pelos 41 cêntimos por ação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório