Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Unidade nuclear da Toshiba nos EUA pede proteção contra falência

A Westinghouse Electric, unidade nuclear nos Estados Unidos do gigante tecnológico japonês Toshiba, entrou com um pedido de proteção contra falência, informou hoje a empresa, numa altura em que aquela divisão enfrenta perdas elevadas e alegações de fraude contabilística.

Unidade nuclear da Toshiba nos EUA pede proteção contra falência
Notícias ao Minuto

09:27 - 29/03/17 por Lusa

Economia Westinghouse

A medida segue a luz verde dada pela direção do conglomerado japonês para acionar o Capítulo 11 perante a justiça norte-americana, o qual protege temporariamente as empresas em dificuldades enquanto as mesmas tentam restruturar os seus negócios e fazer face às dívidas.

Este instrumento legal permite às empresas continuarem a funcionar normalmente e com o recurso, a empresa recebe proteção contra credores.

A 15 de fevereiro, o gigante tecnológico japonês Toshiba 'afundou' na bolsa de Tóquio mais de 8 por cento após o anúncio, na terça-feira, de uma estimativa de prejuízos milionários no atual exercício e da demissão do seu presidente, Shigenori Shiga.

As ações da Toshiba baixaram 8,75% na bolsa de Tóquio, fechando a valer 209,7 ienes (1,7 euros), apesar de no início da sessão de hoje terem chegado a 'afundar' mais de 12%, um cenário que contrastou com o ambiente vivido hoje na praça financeira japonesa, com ganhos generalizados devido à depreciação da divisa local.

Os investidores reagiram assim à delicada situação financeira que a Toshiba atravessa devido à desvalorização do seu negócio de energia nuclear nos Estados Unidos -- a Westinghouse Electric -- por causa da sua aquisição, no final de 2015, da construtora CB&I Stone & Webster.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório