Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal antecipa novo pagamento ao FMI. Metade do empréstimo está pago

Tal como António Costa tinha anunciado, o Estado português devolveu mais 1,7 mil milhões de euros ao membro da troika que cobra juros mais elevados.

Portugal antecipa novo pagamento ao FMI. Metade do empréstimo está pago
Notícias ao Minuto

16:34 - 20/02/17 por Bruno Mourão

Economia Financiamento

A semana passada foi marcada por mais um reembolso antecipado do dinheiro devido o FMI, emprestado a Portugal durante o programa de assistência externa. António Costa tinha anunciado no passado sábado que este mesmo pagamento tinha sido feito e tinha reduzido a dívida portuguesa em um ponto percentual, ms ainda faltava confirmação oficial do Ministério das Finanças.

"Com esta operação, Portugal concluiu o reembolso antecipado de metade do empréstimo ao FMI, aproveitando assim a autorização concedida pelas instituições da EU, em Fevereiro de 2015. O reembolso foi concluído cerca de seis meses antes do previsto, refletindo a robustez das condições económicas e financeiras de Portugal", esclarece o Ministério liderado por Mário Centeno em comunicado oficial enviado para a redação do Notícias ao Minuto.

As Finanças cantam também vitória através de uma série de palavras elogiosas ao trabalho do Governo que pode consultar no comunicado complto que transcrevemos abaixo:

"Portugal reembolsou antecipadamente, na semana passada, mais uma tranche do empréstimo do FMI, equivalente a 1 700 ME com maturidade original em 2019.

Com esta operação, Portugal concluiu o reembolso antecipado de metade do empréstimo ao FMI, aproveitando assim a autorização concedida pelas instituições da EU, em Fevereiro de 2015.

O reembolso foi concluído cerca de seis meses antes do previsto, refletindo a robustez das condições económicas e financeiras de Portugal. Da evolução registada ao longo do último ano, começa a emergir um consenso de que Portugal está a virar a página da crise.

As reformas e os ajustamentos económicos sustentam uma recuperação que surpreendeu positivamente muitos observadores. As principais instituições internacionais (OCDE, Comissão Europeia, FMI) têm realçado, nos seus relatórios sobre as perspetivas económicas e financeiras, os progressos alcançados por Portugal.

A recuperação da economia portuguesa no segundo semestre de 2016 levou a uma revisão positiva das previsões de crescimento pela generalidade das organizações internacionais. O mercado de trabalho continuou a melhorar fortemente, com aumento do emprego e a redução sustentada do desemprego, o que é fundamental para manter um amplo consenso sobre as reformas em curso.

Portugal cumpriu os objetivos orçamentais, tendo atingido em 2016 o défice global mais baixo desde 1974 e o saldo primário mais elevado desde 1992. O exercício orçamental de 2017 continuará nesta direção

Os relatórios das organizações internacionais registam que o reequilíbrio externo da economia tem sido bem-sucedido e é sustentável, como evidenciado pela melhoria do excedente da Balança Corrente e de Capital.

A dívida externa líquida reduziu-se de forma sustentada e a Posição Internacional de Investimento também melhorou significativamente em 2016. As dificuldades do setor bancário foram identificadas ao longo dos anos como fonte de vulnerabilidade.

Os relatórios publicados sobre Portugal assinalam o progresso já alcançado e referem a vigilância necessária. Como em toda a Europa, os bancos exigem uma atenção contínua.

Uma combinação de soluções foi implementada ao longo do último ano, incluindo medidas de reabilitação e a abertura do capital dos bancos a investidores internacionais sólidos. Por último, as organizações internacionais encorajam todos os países a prepararem-se para um ambiente internacional económico e financeiro potencialmente mais incerto.

Neste sentido, a melhoria significativa da estrutura da dívida pública portuguesa (mais longa, mais barata e numa base de investidores mais diversificada) é a chave para a resiliência neste ambiente. Portugal tem apresentado melhores resultados do que aqueles com que se tem comprometido e tem conseguido assim aumentar sustentadamente a sua credibilidade".

[Notícia atualizada às 16h55]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório