Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Grécia repõe 13º mês aos pensionistas que recebem até 850 euros mensais

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje medidas para devolver rendimentos aos pensionistas e ajudar as ilhas afetadas pela crise dos refugiados, em dia de greve geral na Grécia.

Grécia repõe 13º mês aos pensionistas que recebem até 850 euros mensais
Notícias ao Minuto

22:03 - 08/12/16 por Lusa

Economia Atenas

.

Numa mensagem televisiva, o primeiro-ministro, do partido de esquerda Syriza, anunciou a reposição do 13.º mês, para os 1,6 milhões de beneficiários de pensões abaixo dos 850 euros mensais, que havia sido suprimido aquando da adoção de medidas de austeridade com vista a reduzir as despesas do Estado.

O governante anunciou também que vai adiar "enquanto durar a crise dos refugiados" o aumento do IVA, acordado com os credores - Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional (FMI) -, nas ilhas do Egeu oriental, onde estão atualmente mais de 16.000 migrantes e refugiados.

As medidas anunciadas hoje terão um custo de 617 milhões de euros, estimou Tsipras, em dia de greve geral contra o reforço da austeridade, enquanto o Governo representantes dos credores negoceiam uma reforma laboral crucial para concluir a avaliação do pacote de resgate do país, com pontos de vista totalmente opostos.

O Governo quer restaurar os contratos coletivos de trabalho, eliminados em 2012 no âmbito do resgate da Grécia, e cujo restabelecimento foi uma das principais promessas eleitorais de Tsipras nas eleições de 2015.

A Grécia não aceita também as exigências dos credores de liberalizar ainda mais os despedimentos coletivos e restringir o direito à greve.

As instituições credoras, por seu lado, rejeitam o restabelecimento dos contratos coletivos de trabalho até que termine o atual programa de resgate ao país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório