Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Credores avaliam se reversão de políticas da troika fere competitividade

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) avisou o Governo de que a reversão de medidas adotadas no âmbito da troika está a ser 'monitorizada', no dia em que o primeiro-ministro, António Costa, diz estar estabilizada a "mudança política" que iniciou.

Credores avaliam se reversão de políticas da troika fere competitividade
Notícias ao Minuto

17:29 - 07/12/16 por Lusa

Economia MEE

O MEE, que fez uma avaliação geral de Portugal e disponibilizou, no seu sítio na internet, informação sobre o país - incluindo os relatórios de avaliação da Comissão Europeia desde 2011 (período 'troika' e pós-'troika').

O MEE salientou que o Governo, "que entrou em funções no final de 2015, começou a reverter algumas das medidas adotadas durante o programa" da troika. "Os credores estão a monitorizar cuidadosamente se tal irá ferir a competitividade de Portugal e a sua situação orçamental", lê-se no site.

O primeiro-ministro afirmou hoje, na Assembleia da República, que o seu Governo, na sequência da aprovação do Orçamento do Estado para 2017, reúne já as condições para estabilizar a "mudança política" iniciada com a nova legislatura.

"Temos assim estabilizada a mudança de políticas iniciadas há um ano. Reunimos, pois, as condições para concretizar as reformas previstas no Programa Nacional de Reformas centrado em resolver os problemas estruturais com que o nosso país se confronta", declarou António Costa.

De acordo com o primeiro-ministro, em 2017, as prioridades passarão por avanços "na qualificação dos portugueses, na inovação da economia, na capitalização das empresas, na coesão social e na redução das desigualdades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório