Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente da TAP acredita em fecho de 2016 com resultados positivos

O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse hoje manter "a esperança" de que a companhia aérea possa fechar 2016 com resultados positivos, embora esta meta esteja dependente ainda do desempenho em dezembro.

Presidente da TAP acredita em fecho de 2016 com resultados positivos
Notícias ao Minuto

17:25 - 06/12/16 por Lusa

Economia Fernando Pinto

"Esperamos que este ano seja melhor do que o ano passado. Não temos certeza do resultado final, mas esperamos que seja positivo", afirmou hoje Fernando Pinto, num encontro com jornalistas, em Lisboa.

Ainda assim, o presidente da TAP disse que nos últimos meses a companhia tem registado "um crescimento muito forte", mas "é sempre difícil [antecipar], porque o mês de dezembro é sempre uma dúvida".

"Estamos a transportar mais passageiros, com tarifas mais competitivas, mas as receitas têm crescido", declarou.

A companhia aérea TAP fechou 2015 com um prejuízo de 99 milhões de euros, que compara com 46 milhões de euros negativos no ano anterior, agravado pela retenção de 91,4 milhões de euros na Venezuela.

Em comunicado, a TAP explicou que o agravamento dos prejuízos resultou da necessidade de consolidar um montante de 91,4 milhões referente a vendas na Venezuela, cujo valor ainda não foi transferido, situação agravada por diversas desvalorizações cambiais.

Sem este fator extraordinário, acrescentou, "o resultado teria sido de apenas 7,6 milhões de euros negativos, evidenciando uma clara recuperação face a 2014".

Por seu lado, a TAP beneficiou da redução do preço do combustível em 2015, com a fatura a descer dos 798 milhões de euros para 660 milhões de euros.

Em 2015, as receitas atingiram os 2.398 milhões de euros, um decréscimo em relação aos 2.489 milhões de euros registados em 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório