Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Buffett responde a Trump: "Pago impostos desde os 13 anos"

O quarto homem mais rico do mundo não deixou passar em branco as críticas do candidato republicano durante o segundo debate presidencial norte-americano.

Buffett responde a Trump: "Pago impostos desde os 13 anos"
Notícias ao Minuto

10:41 - 11/10/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

A guerra de palavras entre Hillary Clinton tem sido uma constante durante a corrida às eleições de novembro, mas não são só os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos que trocam acusações. 

Donald Trump 'disparou' na direção de um companheiro multimilionário durante o segundo debate com Hillary Clinton e não poupou nas palavras: tentando justificar a própria fuga ao Fisco, Trump lembrou Warren Buffett como um dos inúmeros empresários norte-americanos que fazem todos os possíveis para não pagar impostos. 

As declarações não caíram bem ao quarto homem mais rico do mundo, que respodneu ao candidato republicano com declarações irónicas: "O senhor Trump diz saber mais sobre impostos do que qualquer outro ser humano, mas não viu as minhas declarações de impostos. No entanto, eu fico muito feliz por lhe mostrar os factos". 

"Paguei IRS em todos os anos desde 1944, quando tinha 13 anos – como qualquer jovem que começa devagar, paguei apenas sete dólares nesse ano", explica Buffett num comunicado oficial, antes de lembrar que nunca utilizou prejuízos das empresas que gere como justificação para não pagar impostos. 

Buffett lembra ainda que fez doações a instituições de caridade no valor de 2,56 mil milhões de euros, dinheiro "que não foi deduzido do IRS e nunca irá ser".  

A polémica surgiu devido à recusa de Trump em divulgar as declarações de IRS, algo que todos os candidatos à presidência dos Estados Unidos fizeram desde a década de 1970. Segundo uma investigação do New York Times, o candidato republicano à Casa Branca não paga IRS há cerca de 20 anos, graças ao aproveitamento dos prejuízos das empresas para deduções.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório