Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Quando ninguém esperava, a OPEP chocou o mundo do petróleo

As reuniões informais na Argélia durante esta semana não tinham como objetivo chegar a um acordo, mas a verdade é que depois de um dia de conversas, o tão pretendido entendimento chegou.

Quando ninguém esperava, a OPEP chocou o mundo do petróleo
Notícias ao Minuto

08:37 - 29/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

O Irão e a Arábia Saudita tinham deitado 'baldes de água fria' sobre os investidores esperançosos num acordo de limitação de produção da OPEP, mas em menos de 24 horas, tudo mudou. 

A tão esperada aproximação entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo acabou por acontecer em Argel e, durante a noite de ontem, os representantes máximos da união anunciaram um inesperado acordo de corte de produção. 

Os atuais 33,4 barris de petróleo produzidos por dia passarão a ser entre 32,5 e 33 milhões já no próximo ano, uma redução que a OPEP espera ser suficiente para recuperar os preços para níveis rentáveis. 

Para conseguir convencer Teerão, os representantes russos e sauditas tiveram de concordar que o Irão ficasse isento do corte, tal como acontece com a Nigéria e a Líbia. As negociações entre OPEP e Rússia já se arrastavam desde o início deste ano, altura em que o petróleo caiu para os preços mais baixos dos últimos 20 anos devido à oferta excessiva. 

A reação dos mercados foi de euforia total: o preço do crude e do brent disparou mais de 5% na sessão de ontem, naquela que acabou por ser a melhor sessão do ano para o petróleo nos mercados internacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório