Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Libra prestes a confirmar pior série de perdas desde 1984

A decisão de deixar a União Europeia nos próximos anos está a ser fortemente penalizada pelos investidores nos mercados internacionais.

Libra prestes a confirmar pior série de perdas desde 1984
Notícias ao Minuto

10:21 - 28/09/16 por Bruno Mourão

Economia Divisas

O Brexit será um processo difícil e moroso, que deverá demorar muitos meses ou até anos a concluir, mas os mercados não perdem oportunidade de responder às decisões. Por muito desconhecimento que ainda exista em relação à situação britânica após a saída da União Europeia, os especialistas apontam na mesma direção e deixam a economia e a moeda britânica refém das decisões dos investidores. 

Se o primeiro impacto para a economia do Reino Unido parece não ter sido tão mau como se esperava, o mesmo não se pode dizer da libra esterlina. A divisa usada em território britânico tem vindo a perder terreno para algumas das rivais mais diretas, pressionada por uma combinação de fatores muito desfavorável. 

A incerteza em torno do Brexit é a preocupação mais presente na mente dos compradores, mas a subida recente das taxas de juro nos Estados Unidos, com uma nova subida em perspetiva até ao final do ano e a maior estabilidade da zona euro também têm pesado nas decisões dos investidores. 

Os dados da Bloomberg mostram que, pela primeira vez desde 1984, a libra prepara-se para acumular cinco trimestres consecutivos de perdas face ao dólar, um sinal da insegurança sentida pelos mercados; face ao euro, o pós-Brexit tem sido muito difícil, mas os ganhos do ano passado permitem escapar a uma tendência tão negativa como na comparação com o dólar. 

Ainda assim, a libra esterlina continua a ser a mais valiosa divisa utilizada como referência no sistema monetário internacional, à frente do euro, dólar norte-americano e iene japonês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório