Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Wall Street fecha em alta depois do debate entre Clinton e Trump

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, no dia seguinte ao do primeiro debate entre os candidatos democrata e republicano à Presidência dos EUA e depois de se conhecer um bom indicador sobre a confiança dos consumidores.

Wall Street fecha em alta depois do debate entre Clinton e Trump
Notícias ao Minuto

22:41 - 27/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,74% (133,47 pontos), para as 18.228,30 unidades, e o Nasdaq 0,92% (48,22), para as 5.305,71. O índice alargado S&P 500 progrediu 0,64% (13,83), para os 2.159,93 pontos.

"Hillary clinton é dada como vencedora do debate de segunda-feira à noite (madrugada de terça-feira em Portugal). Penso que o sentimento global do mercado é que isso é positivo", considerou Michael James, de Wedbush Securities.

A candidata democrata enfrentou o candidato republicano, Donald Trump, durante 90 minutos de trocas tensas na noite de segunda-feira, que atraíram, pela primeira vez, as atenções dos investidores bolsistas para as presidenciais norte-americanas.

Pouco depois da abertura, a bolsa de Nova Iorque, em particular o setor do comércio retalhista, também beneficiou de uma subida inesperada da confiança das famílasi norte-americanas.

O índice da organização Conference Board está no máximo desde a recessão, o que é considerado um bom sinal para o consumo, principal motor da economia dos EUA.

"A subida (da confiança das famílias) nos dois últimos meses sugere que a taxa de desemprego poderia voltar a descer, depois de uma pausa", acrescentou Jim O'Sullivan, da HFE, em comunicado.

Pelo contrário, "a fraqueza do petróleo impediou uma mais forte tendência altista dos mercados", relativizou Michael James.

O barril de petróleo perdeu 1,26 dólares em Nova Iorque, por as hipóteses de um congelamento da produção parecerem diminuir, em resultado de divergências entre o Irão e a Arábia Saudita.

A subida bolsista também foi prejudicada pelas "inquietações que pensam sobre o setor bancário europeu", acrescentou Mace Blicksilver, de Marblehead Asset Management.

As principais bolsas europeias fecharam em baixa ligeira, depois de uma forte queda do Deutsche Bank na bolsa de Frankfurt, com o governo de Angela Merkel a recusar qualquer ajuda à instituição financeira na resposta à pretensão dos EUA de a multar em 14 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros).

Outros fatores pouco encorajadores também reduziram o entusiasmo dos investidores, como a estagnação dos preços do imobiliário em julho, nos EUA, segundo o inquérito Case Shiller, e a Organização Mundial do Comércio reveu fortemente em baixa a sua previsão do crescimento do comércio mundial, em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório