Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Parpública transforma prejuízos em lucros graças à venda da TAP

Empresa que gere as participações do Estado em companhias conseguiu fechar o primeiro semestre com resultados financeiros positivos.

Parpública transforma prejuízos em lucros graças à venda da TAP
Notícias ao Minuto

15:55 - 31/08/16 por Bruno Mourão

Economia Resultados

Era o maior ativo no balanço financeiro da Parpública, mas devido ao desequilíbrio das próprias contas, a TAP acabou por ter um impacto positivo ao sair do perímetro das instituições detidas maioritariamente pelo Estado.

"As atividades prosseguidas pelas empresas do Grupo Parpública ao longo do primeiro semestre de 2016 conduziram à obtenção de um resultado líquido consolidado positivo de 44,7 milhões de euros, substancialmente melhor do que o verificado no período homólogo, em que foi negativo no montante de 26,9 milhões", pode ler-se num comunicado enviado pela Parpública à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários.

A empresa que gere as participações do Estado explica que "a comparação com o semestre homólogo em termos de resultados é significativamente influenciada pela saída do perímetro de consolidação do Grupo TAP, tanto mais que este havia registado no 1º semestre de 2015 um prejuízo superior a 140 milhões", apesar de destacar que "a generalidade das empresas do Grupo apresentou um melhor desempenho económico no semestre em análise".

O segmento das águas continua a ser o que maior contribuição positiva dá aos resultados da Parpública, enquanto o setor dos transportes aéreos foi o que maiores prejuízos trouxe, com responsabilidade exclusiva da TAP.

[Notícia atualizada às 16h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório