Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Economia brasileira recua 0,6% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 0,6% no segundo trimestre deste ano face ao trimestre anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Economia brasileira recua 0,6% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

14:45 - 31/08/16 por Lusa

Economia Estatística

Comparando apenas o segundo trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015 a queda do PIB brasileiro ficou em 3,8%.

Quanto aos primeiros seis meses do ano os dados demonstram que houve uma retração de 4,6% comparativamente ao período homólogo de 2015.

Os dados do IBGE mostram que em valores correntes, as riquezas produzidas no Brasil no segundo trimestre deste ano somam 1,5 biliões de reais (cerca de 420 mil milhões de euros).

Contrariamente ao previsto, a queda da economia brasileira foi puxada pelos setores de serviço e agropecuária, que encolheram respetivamente 0,8% e 2,0%.

O consumo das famílias também apresentou uma retração de 0,7%.

Já o setor industrial apresentou um ligeiro crescimento de 0,3% no segundo trimestre deste ano face aos primeiros três meses do ano.

Esta subida foi alavancada pelas atividades de extração mineral e as atividades das áreas de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, que cresceram, respetivamente, 0,7% e 1,1%.

A formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos feitos no país, teve um aumento de 0,4% no período.

No que se refere ao setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 0,4%, enquanto as importações de bens e serviços aumentaram 4,5%.

O Brasil vive uma das maiores crises económicas de sua história e os resultados do IBGE sobre o desempenho do PIB brasileiro, que indicaram a sexta queda consecutiva no segundo trimestre de 2016, confirmaram que a trajetória de queda das riquezas produzidas no país já dura há pelo menos 18 meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório