Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil: Governo descarta aumento de impostos em 2017

O ministro-chefe da Casa Civil do Brasil, Eliseu Padilha, descartou hoje um aumento de impostos no próximo ano para atingir a meta fiscal, mas alertou que serão necessários cortes nas despesas.

Brasil: Governo descarta aumento de impostos em 2017
Notícias ao Minuto

19:05 - 23/08/16 por Lusa

Economia Eliseu Padilha

"Não vamos aumentar impostos em 2017. Essa é uma decisão já tomada pelo Governo", disse Eliseu Padilha, frisando que, neste momento, a sociedade brasileira "não tem condições" de aceitar um aumento de taxas.

O governante, citado pela imprensa brasileira, falava após apresentar o balanço dos Jogos Olímpicos 2016, junto do presidente da câmara municipal do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na cidade carioca.

O ministro justificou que, para descartar o aumento tributário, o Executivo vai basear-se numa projeção de um aumento de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) na proposta de orçamento para 2017, contra uma projeção inicial de 1,2% do PIB.

Além disso, alertou, serão necessários cortes de gastos, que deverão atingir os diversos sectores da economia.

O ministro-chefe da Casa Civil também voltou a advogar reformas na segurança social para controlar o défice do Brasil, que aravessa uma recessão profunda.

O governante alertou que a dívida pública é muito elevada: "Esse percentual já está em cerca de 70% [do PIB]. Se nada for feito, projeções indicam que vai chegar a 80% ou 90%, o que tornaria o Brasil ingovernável".

O Executivo interino trabalha com uma meta de défice primário de 170,5 mil milhões de reais (46,797 mil milhões de euros) para este ano e de 139 mil milhões de reais (38,15 mil milhões de euros) para o próximo.

Só após a votação da destituição da Presidente suspensa, Dilma Rousseff, que deverá ocorrer na próxima semana, é que o Governo quer voltar a discutir com os parlamentares a aprovação de reajustes salariais para várias categorias de funcionários públicos, acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório